segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Eduardo Bueno visita o Arquivo Municipal de Cachoeira durante a Flica





O escritor gaúcho,  escritor, jornalista, editor e tradutor, autor de mais de 20 livros, Eduardo Bueno, um dos participantes da 3ª edição da Flica, atendeu ao convite do secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo, visitou o Arquivo Público Municipal,  na última, sexta-feira(25), um dia após participar da mesa 1889 –Clientes, Coronéis e a República, que dividiu com o escritor Laurentino Gomes, no Convento do Carmo.
 Dizendo-se impressionado com o acervo do Arquivo Municipal, Eduardo Bueno, também teceu elogios às condições de conservação da documentação. “É raro, encontrarmos em nosso País, um arquivo público nessas condições, principalmente,  documentos referentes à época da escravidão que as autoridades tentaram  destruir para negar a história do tráfico de seres humanos”, disse Bueno.
Acompanhado do secretário José Luiz Bernardo, do assessor da Secretaria de Cultura e Turismo, Leonardo Marques, de funcionários do Arquivo Municipal, além do guia  turístico turismo José Antônio Ferreira, o escritor percorreu todas as dependências do prédio sempre  fazendo perguntas e fazendo observações sobre a história do Brasil.

Entre os inúmeros prêmios e menções honrosas recebidas, por Eduardo Bueno, estão um Prêmio Jabuti e a Ordem do Mérito Cultural. Autor da coleção “Terra Brasilis”, sobre a história colonial do Brasil, publicada a partir de 1998, tornou-se um dos maiores fenômenos editoriais do país, com quase um milhão de exemplares vendidos, sendo o primeiro autor brasileiro a possuir quatro títulos entre os cinco primeiros nas listas de mais vendidos dos principais jornais e revistas brasileiros. Em 2007, Eduardo Bueno foi o idealizador, roteirista e apresentador da série “É muita história”, levada ao ar pelo programa “Fantástico” da TV Globo. Seu trabalho mais recente é a edição atualizada de “Brasil – Uma História” (Leya/2013).