sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Eleição para o Conselho Estadual de Cultura

Cadastre-se e participe das eleições do Conselho Estadual de Cultura


Está disponível, até 17 de outubro próximo, a plataforma virtual de cadastro destinada a candidatos e eleitores que desejam participar do processo eleitoral do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA). Para se cadastrar, basta acessar o portal do CEC e clicar no banner ‘Eleições para o Conselho Estadual de Cultura’: http://cec.plataformavirtualdevotacao.com.br/.

O pleito definirá os representantes dos segmentos culturais e processos do fazer cultural da sociedade civil na entidade. Candidatos e eleitores devem atuar em um dos segmentos culturais ou em um dos processos do fazer cultural. Esta atuação deve ser descrita de forma sucinta no campo currículo do formulário de inscrição.

Serão eleitos 20 representantes - dez titulares e dez suplentes -, que irão compor um terço do total das vagas no órgão. Com a eleição, o CEC passará a ter dois terços de membros da sociedade civil e um terço de conselheiros indicados pelo poder público, conforme previsto na Lei Orgânica da Cultura da Bahia. Um terço das vagas da sociedade civil é destinado aos representantes de territórios de identidade cultural, eleitos na V Conferência Estadual de Cultura, realizada em outubro de 2013, em Camaçari. As vagas do poder público ainda serão indicadas pelo governo.

O órgão foi criado em 1967 e, pela primeira vez,  abre as portas para conselheiros da sociedade civil serem escolhidos por meio de eleição. Os novos conselheiros terão a função de contribuir para o cumprimento dos objetivos da Política Estadual de Cultura e fortalecer o seu papel como órgão colegiado da Secretaria de Cultura (Secult). Entre suas obrigações, está acompanhar e avaliar o planejamento e a execução da política cultural do Estado.