quinta-feira, 25 de setembro de 2014

São Félix receberá o FETIPA itinerante.


   Objetivo do encontro é discutir alternativas de combate ao trabalho infantil.

A fim de debater alternativas de combate ao trabalho infantil e informar à população os males provenientes da exploração da mão de obra infanto juvenil, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FETIPA), que, atualmente, é presidido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de São Félix, realizará no dia 26/09/2014, das 08h30 às 12h30, o projeto FETIPA ITINERANTE. O evento acontecerá na sede do CRAS do município, localizada na Rua Salva Vidas, s/n, Centro.

Durante o encontro, os participantes poderão assistir ao panorama do trabalho infantil no Brasil e na Bahia, além dos malefícios do trabalho infantil, bem como as alternativas existentes, já utilizadas em outras localidades, para a inserção do adolescente no mercado de trabalho, como exemplo, o fomento à aprendizagem e à economia solidária.

Com este projeto, o FETIPA busca interiorizar a atuação do fórum na Bahia, fornecendo orientações e demonstrando estratégias para a constituição de fóruns municipais de prevenção e erradicação do trabalho infantil.

“Com o FETIPA ITINERANTE em São Félix pretendemos fomentar a criação de fóruns municipais de erradicação do trabalho infantil nos municípios de São Félix, Cachoeira, Muritiba, Maragojipe, Santo Amaro e São Francisco do Conde ou, talvez, a criação do primeiro FETIPA REGIONAL; um fórum com a participação de profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente de todos os municípios da região! Por meio dos Fóruns, os municípios podem se organizar e junto com a rede de proteção combater o trabalho infantil e lutar para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam garantidos.” ressalta Teresa Calabrich, Auditora Fiscal do Trabalho e Presidente do FETIPA.

O evento será gratuito e aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia. Contará com a presença de representantes dos órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente e da sociedade civil organizada, dos municípios de Maragojipe, Muritiba, Cachoeira, Santo Amaro, Cruz das Almas e São Francisco do Conde.

FETIPA ITINERANTE  O projeto FETIPA ITINERANTE tem sido desenvolvido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Bahia que, atualmente, é presidido pela SRTE/BA. O projeto vem acontecendo desde o ano de 2013, em vários municípios da Bahia, com o objetivo de fomentar a constituição de fóruns municipais de prevenção e erradicação do trabalho Infantil, estratégia extremamente relevante para o combate à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes.