terça-feira, 26 de maio de 2009

Roberto Mendes amanhã no Convento do Carmo


PALESTRA/ SHOW COM ROBERTO MENDES EM CACHOEIRA

Como parte da programação do Projeto Semana da África na Bahia, a prefeitura de Cachoeira por meio da Secretaria de Cultura Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Fundação Palmares, promove, nesta quarta-feira, dia 27 de maio, às 10 horas na Ordem Terceira do Carmo, Palestra/ Shows – “Chula - Comportamento Traduzido em Canção” com o compositor e músico Roberto Mendes. A atividade visa fortalecer a cultura afro no Brasil, principalmente na Bahia, através da realização ações que valorizem essa matriz no cenário cultural brasileiro e internacional.

O evento tem como público alvo representantes das Secretarias de Cultura, e da Educação, professores de História e Arte, sambadores, representantes do movimento negro e de manifestações culturais populares.

Roberto Mendes



Roberto Mendes nasceu em Santo Amaro e é simplesmente um dos maiores compositores e violonistas brasileiros. Tem vários trabalhos realizados e é elogiado por diversos músicos importantes.
Grande conhecedor da chula que é um ritmo característico do Recôncavo Baiano, uma espécie de samba de roda, que se tornou mais conhecido no Brasil através de algumas gravações de santamarenses famosos, como Caetano e Bethânia, e mais recentemente Quixabeira, sucesso com Carlinhos Brown e os Doces Bárbaros.
O cantor e compositor santamarense Roberto Mendes, um dos maiores conhecedores das tradições musicais de sua terra natal e também compositor de vários sucessos na voz de Maria Bethânia, Gal Costa, Tânia Alves e outros cantores. Talvez a música mais conhecida dele seja "Amor de Matar", uma parceria com o poeta Jorge Portugal, seu parceiro de muitos anos. Outros artistas que já gravaram músicas de Roberto Mendes são Margareth Menezes, Paulinho Boca de Cantor e Jussara Silveira. Entretanto, quem mais ajudou a divulgar o trabalho dele foi Maria Bethânia, que desde 1983 grava composições suas com regularidade e produziu um de seus discos.