quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Eventos sobre África e Diáspora começaram ontem em Santo Antônio de Jesus


Entre os dias 12 e 16 deste mês, o Campus V da UNEB, em Santo Antônio de Jesus, sedia o III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (CBPN) e o III Seminário Internacional Áfricas: historiografia e ensino de história da África. As ações acontecem simultaneamente.

A organização dos eventos, que trazem o tema África e Diáspora: para além das fronteiras, conta com o apoio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Afrouneb), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus, e do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da UNEB.

A iniciativa é franqueada ao público externo e pretende reunir cerca de 600 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidades quilombolas.

A programação dos eventos prevê a realização de conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentação de comunicações científicas sobre temas como educação e relações étnicas, educação básica da Bahia, história e cultura afro-brasileira, questões urbanas e racismo, gênero e contemporaneidade e saúde da população negra.

Destaque para as conferências que serão proferidas pelos pesquisadores africanos Severino Elias Ngoenha e Armindo Ngunga, ambos de Moçambique, e Claudio Furtado, de Cabo Verde.

O III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (CBPN) e o III Seminário Internacional Áfricas são uma realização da Associação Baiana de Pesquisadores Negros (APNB) e da Rede Internacional de Estudos Africanos e da Diáspora (Readi).