segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Inflação brasileira é uma das mais altas do mundo

A inflação atual brasileira, assim como as previsões para este ano e 2012, está entre as mais elevadas do planeta. A informação foi divulgada pelo Banco Central, por meio do diretor de Política Econômica da instituição, Carlos Hamilton Araujo, sobre o relatório de inflação do terceiro trimestre deste ano.

Os números mostram que a inflação brasileira, em 12 meses até agosto, ficou acima da inflação da China, em torno de 6%, dos Estados Unidos (pouco abaixo de 4%), além da África do Sul (pouco acima de 5%), do Reino Unido (entre 4% e 5%), da Nova Zelândia (entre 5% e 6%), e da Suécia, Noruega, Colômbia, México e Chile. Estes últimos países estão com inflação corrente todos abaixo de 4%.

As previsões que constam no relatório de inflação também estão acima da estimativa para a grande maioria das nações – sendo superada pela Índia, Rússia e África do Sul (só para 2012). Para este ano, a inflação prevista para a Índia está um pouco abaixo de 9% e, para 2012, em torno de 7%. No caso da Rússia, a estimativa para 2011 está em torno de 9% e, para o ano que vem, está um pouco abaixo de 8%. Já com relação à Àfrica do Sul, a estimativa está em 5% para este ano e em aproximadamente 6% para 2012.

Segundo o diretor Carlos Hamilton Araujo, os números do BC mostram que houve um crescimento da inflação no passado recente. “O mundo inflacionou nos últimos 12 meses, com exceção da Noruega. Mas, olhando para frente, o que a gente observa é que se antecipa um desinflacionamento. A expectativa é que haja uma desinflação no mundo”, declarou ele, observando que a inflação em 12 meses está acima da meta central em nações, como Suécia, Reino Unido, Austrália, Polônia e África do Sul.(Fonte: Gente&Mercado)