segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LIvro de Walter Fraga ganha prêmio nos EUA

O livro Encruzilhadas da Liberdade - Histórias de escravos e libertos na Bahia (1870-1910), de Walter Fraga Filho, publicado pela Editora da Unicamp em 2006 dentro da coleção Várias Histórias, é o vencedor do Prêmio Clarence Haring, da American Historical Association. O prêmio destaca o mais importante trabalho sobre a história latino-americana publicado nos últimos cinco anos e será entregue em 6 de janeiro de 2012, durante o encontro geral da Associação em Chicago, Estados Unidos. Leia mais sobre a obra no Jornal da Unicamp.

“A felicidade com a notícia do prêmio foi muito grande. É felicidade de pai que vê o filho ou filha criar asas próprias e fazer sua história”, comemora Fraga Filho. “Quando concluí o livro, sabia que ele iria longe, pelas histórias que conta, pela capacidade de tocar as pessoas com dramas e esperanças vividas pelos afrodescendentes num período crucial da história do Brasil. Mas não sabia que iria tão longe, sensibilizando historiadores e leitores de outro país que também vivenciou o drama da escravidão e do pós-emancipação e possui uma rica discussão sobre essa temática.”

Walter Fraga Filho, doutor pela Unicamp: tocando pessoas com dramas e esperanças vividas pelos afrodescendentesAtualmente professor-adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o autor faz questão de compartilhar o sucesso de “Encruzilhadas da Liberdade” com professoras e professores dos programas de pós-graduação em história da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Unicamp. “O livro é produto da convivência nesses espaços acadêmicos ricos em discussões e revisões sobre a escravidão e o pós-abolição no Brasil. Ele também se nutre de uma série de belos e importantes livros escritos nos últimos anos em várias universidades brasileiras.”

Walter Fraga Filho nasceu na cidade de São Félix, Recôncavo Baiano, em 1963. Doutorou-se em história social da cultura pela Unicamp em 2004, sob a orientação de Robert Slenes. É autor de Mendigos, moleques e vadios na Bahia do século XIX (Hucitec/Edufba, 1996), coautor do livro didático Uma história do negro no Brasil e publicou vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras. Dedica-se à pesquisa sobre cotidiano, memória e itinerários de ex-escravos e descendentes após a abolição da escravidão na Bahia.

A professora Silvia Hunold Lara, do IFCH, afirma que Encruzilhadas da Liberdade é uma obra que examina as tensões crescentes das décadas finais da escravidão, os dias agitados de maio de 1888 e os desdobramentos nos anos imediatamente seguintes. “Cruzando fontes diversas, com riqueza de detalhes, o autor nos oferece uma história feita por gente de carne e osso: podemos seguir os que resolveram ficar nas fazendas ou aqueles que saíram em busca de novos horizontes; os proprietários que negociaram com seus ex-escravos ou os que tiveram que enfrentar insubordinações e rebeldias. As expectativas e as frustrações individuais e coletivas dão vida a este livro, que analisa, em grande estilo, um dos momentos cruciais da história da sociedade brasileira.” Para o professor Paulo Franchetti, diretor da Editora da Unicamp, o prêmio é mais um importante reconhecimento do trabalho do Conselho Editorial na seleção das obras a publicar e, no caso específico, da importância das coleções especiais, dirigidas por comissões de especialistas que se encarregam da escolha de títulos de relevo nas várias áreas do saber.(Portal Unicamp)