O historiador baiano da cidade de São Félix, no Recôncavo baiano, Walter Fraga Filho é o autor do livro"Encruzilhadas da Liberdade: Histórias de Escravos e Libertos na Bahia (1870-1910)", que acaba de receber o prêmio CLARENCE HARING, concedido pela American Historical Association, com sede em Washington.
O prêmio é concedido pela American Historical Association (Associação de Historiadores Americanos),a cada cinco anos, ao livro considerado pelos membros da instituição como mais importante publicado na América Latina e escrito por historiador latino-americano. No Brasil, além de Walter Fraga, antes recebeu o prêmio, outro historiador baiano, João Reis.
Walter Fraga é professor Adjunto de História do Brasil da UFRB(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Além de Encruzilhadas da Liberdade (Editora da UNICAMP, 2006), é autor do livro Mendigos, Moleques e Vadios na Bahia do século XIX (Edufba/Hucitec, 1996).
Em co-autoria com Wlamyra Albuquerque escreveu "Uma História do Negro no Brasil (CEAO/Fundação Palmares, 2006) e Uma História da Cultur,a Afro-Brasileira (Moderna, 2009). Com este último livro, os autores ganharam o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Paradidático, em 2010