sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Dona Ester completa hoje 101 anos

Sem holofotes, sem os mimos do poder público, sem as reverências do ministro-cantor, Gilberto Gil, Dona Estelita de Souza Santana, mais conhecida como Dona Ester, a mulher que ocupa o posto mais alto da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, o de Juíza Perpétua, está completando, hoje, 101 anos de vida.
A data tão importante será marcada pela celebração de uma missa em Ação de Graças na capela da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, às 17 horas. Dona Ester é filha de Obaluaê, e é mais antiga integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte.
Sábia, discreta, Dona Ester é a guardiã dos mais profundos fundamentos da secular irmandade composta exclusivamente por mulheres afrodescendentes. Lúcida e antenada com o mundo, Dona Ester continua cobrando uma escola na sede Boa Morte para filhos e filhas das irmãs. Parabéns para Dona Ester!
Enquanto isso, em Santo Amaro, todas as atenções estão voltadas para o centenário de vida de Dona Claudionor Teles Vianna Veloso, que teve a bênção de ser mãe de Caetano Veloso e de Maria Betânia e amiga íntima de Antônio Carlos Magalhães(que Deus o tenha para onde o levou, para que o seu espírito possa desfrutar eternamente de tudo que plantou durante a sua longa jornada terrena).