quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

"Folia dos Mascarados"

Mascarados, fantasias e marchinhas fazem o tradicional carnaval cultural da cidade de Maragojipe (distante 133 km de Salvador, no Recôncavo baiano), que será aberto oficialmente, sábado às 20 horas quando o Rei Momo receberá das mãos do prefeito as chaves da cidade. A partir daí, a folia vai tomar conta de todos os cantos da cidade até a madrugada de quarta-feira de cinzas. A festa que preserva as mais antigas tradições carnavalescas será animada por uma orquestra de sopro e percussão, dois trios elétricos, bandas e grupos de samba de roda.

Com o tema este ano "Folia dos Mascarados", o carnaval de Maragogipe costuma atrair um grande número de visitantes pela sua originalidade. Para estimular a tradição dos blocos de mascarados e travestidos, a prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, está promovendo concurso para a escolha das mais criativas fantasias. Os vencedores receberão prêmio em dinheiro.

Para se divertir, os foliões terão dois espaços no centro da cidade. Na Praça Antônio Rebouças, foi montado um coreto todo decorado, e onde a Orquestra de Carnaval tocará todos os dias somente músicas de antigos carnavais e marchinhas. Já no Largo da Matriz, num grande palco, várias atrações irão se apresentar. Entre as atrações estão as bandas: Prakebrada, Apimentada e Samba de Maragogó. O Trio Elétrico Maragós que completou 51 anos de folia e o Jegue Trio são também duas atrações originais do carnaval da cidade cujos registros datam do ano de 1893 ainda este ano que poderá ser tombado como patrimônio imaterial do estado pelo IPAC- Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural


--