domingo, 27 de janeiro de 2008

Milhares de pessoas brincam na lavagem de Santo Amaro

e muita animação marcaram ontem a tradicional lavagem das escadarias da igreja de Nossa Senhora da Purificação na cidade Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Cerca de cem baianas dos terreiros de candomblé de Santo Amaro e de cidades vizinhas, trajadas a rigor e com suas quartinhas enfeitadas com flores e água perfumada com água de cheiro participaram do ritual que traiu um grande número de pessoas.


O cortejo animado por uma charanga saiu por volta das 11 horas da manhã, da frente da casa da matriarca dona Cano com destino à igreja. A centenária dona Canô e a cantora Maria Betânia este ano acompanharam o cortejo em carro aberto.A matriarca da família Velloso amparada por familiares desceu do caro e entrou na igreja, enquanto a cantora Maria Betânia retornou para casa.

Após a lavagem, as ruas da cidade foram tomadas por bandas, blocos e trios elétricos que animaram os milhares de foliões que não se importaram com calor de quase 49 graus. O cantor Xandy e o Harmonia do Samba, e as bandas Negra Cor e Leva Nós, foram algumas atrações que agitaram ontem a cidade de Santo Amaro. Os festejos em louvor a Nossa Senhora da Purificação se estenderão até o dia 2 de fevereiro quando serão encerrados com a procissão.