



REGISTRO DE ALGUNS MOMENTOS DA DIVERSIFICADA PROGRAMAÇÃO DA 8ª EDIÇÃO DO CARURU DOS SETE POETAS, SÁBADO ÚLTIMO, NO LARGO D'AJUDA EM CACHOEIRA.
FOTOS BY: GUSTAVO MIRANDA FERREIRA(GRADUANDO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO DA UFRB)
DIVERSIDADE - alzira.jornalista@gmail.com PROGRAMA ALZIRA COSTA de 2ª a 6ª das 12 às 13h. www.paraguassufm.com.br
A Copa do Mundo de 2014 deve atrair as atenções para o Brasil, país sede do evento, de 3 bilhões de espectadores em todo mundo. Com isso, não apenas o turismo de lazer deve ganhar um forte incremento como também o de eventos. A afirmação é do presidente do Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention & Visitors Bureau, Pedro Costa, que participou nesta terça-feira, 27, da Agenda Bahia, abordando o tema Como a Copa de 2014 pode incrementar o setor de eventos no Estado.
No comando de uma entidade que atua na atração de eventos e no aumento do fluxo turístico para Salvador e o Litoral Norte, Costa destacou os números que envolvem esse setor. De 2005 a 2011, o Bureau foi responsável pela atração de 558 eventos para a capital baiana, o que significa um incremento de mais de 568,5 mil turistas e um movimento na economia local superior a US$ 649 milhões no período.
Para o dirigente, Salvador reúne uma infraestrutura que a destaca entre as outras cidades do país, como a sua localização privilegiada, possuir cinco centros de convenções e 45 mil leitos hoteleiros, um forte apelo cultural, ecológico e histórico, atração para cruzeiros marítimos, um disputado Litoral Norte e a maior baía tropical do mundo, requisitos que fazem da capital baiana uma das cidades mais atrativas para o turista de eventos. "Devemos parar de pensar pequeno. Os investimentos para o aeroporto, porto e entorno devem ser pensados para os próximos 30 anos. As mudanças no Elevador Lacerda e nas praias, por exemplo, não devem focar apenas o turista, mas o morador da cidade", ressaltou, no encerramento de sua palesta, o presidente do Bureau.www.flica2011.com.br
Literatura Brasileira - Sucesso de Crítica e Público? - Fernando Morais, Miguel Sanches Neto e Raquel Cozer
Paradidáticos e sua Importância para a Educação - Ubiratan Castro, Pawlo Cidade e Silvino Bastos
As Primeiras Vilas da Bahia - Ubiratan Castro e Aurélio Schommer
Contos: Síntese e Completude - Ronaldo Correia de Brito e Marcelino Freire
Páginas Baianas - Gustavo Falcón, Adelice Souza e Márcio Matos
A Cidade como Personagem: Cachoeira em “Um Defeito de Cor” - Ana Maria Gonçalves
História do Brasil: o Despertar do Interesse do Público - Leandro Narloch e Aurélio Schommer
História e Negritude - Joel Rufino dos Santos, Ana Maria Gonçalves e Luislinda Valois
Letras e Tretas: o Samba na Realidade e na Ficção de Nei Lopes - Nei Lopes
Contexto Racial nas Américas - Nei Lopes, Rodrigo Constantino e Liv Sovik
O Romance e a Grande Literatura - Jorge Araújo, Carlos Barbosa e Mayrant Gallo
O Fetiche do Livro em Papel e o Meio Digital - Bob Stein, André Lemos e Fábio Fernandes
Linguagens e Geografias - Pedro Mexia e Hélio Pólvora
A Poesia Baiana Contemporânea - Homenagem a Damário Dacruz - José Inácio Vieira de Melo, João Vanderlei de Moraes Filho e Darlon Silva
Escrachos, Escárnios e Pornografia - A Literatura Underground - Reinaldo Moraes e Victor Mascarenhas
Portugal, África e Brasil - Heranças e Afastamentos - João Pereira Coutinho e Germano Almeida
A Executiva da FENAJ e o GT Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma decidiram antecipar para dia 5 de outubro a mobilização no Congresso Nacional, em Brasília, para pressão sobre os parlamentares pela imediata aprovação das PECs dos Jornalistas. No mesmo dia haverá ato de reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma. A reinstalação da Frente no dia 5 de outubro já está sendo preparada pelo gabinete da deputada Rebecca Garcia (PP/AM), autora da proposta, sob o acompanhamento da FENAJ. A entidade convocou os Sindicatos de Jornalistas a enviarem pelo menos um representante para Brasília no dia de mobilização. Representantes do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e da FENAJ também buscam ampliar o movimento com a participação de profissionais e estudantes de Jornalismo de Brasília. Outro pedido da Federação aos Sindicatos de Jornalistas e entidades apoiadoras do movimento foi de que ampliem ou renovem os contatos com os parlamentares dos seus estados para que assinem o pedido de imediata entrada da PEC 386/09 na pauta de votação da Câmara, bem como de que busquem obter a tendência de voto de cada deputado com relação à proposta. Líder do governo no Congresso recebe jornalistas O novo líder do governo Dilma Roussef no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), que também subscreveu o requerimento pela reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma, confirmou, na semana passada, que receberá uma comitiva de dirigentes sindicais dos jornalistas no dia 6 de outubro para tratar da tramitação das PECs do diploma na Casa e na Câmara dos Deputados. Com a antecipação da agenda do movimento, representantes dos jornalistas buscam antecipar, também para o dia 5, a audiência com o líder do governo. |
A sociedade brasileira pode debater, por meio da internet, as 48 metas construídas sobre as 275 ações do Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010. Trata-se do conjunto de diretrizes e estratégias que devem nortear as políticas culturais dos próximos dez anos do governo federal, dos estados e municípios, articulados por meio do Sistema Nacional de Cultura. A consulta ficará aberta até 20 de outubro.
O PNC tem pontos em comum com o Plano Nacional de Educação (PNE), por causa de iniciativas conjuntas de produtores culturais nas escolas públicas de todo o País. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a parceria fortalecerá o ensino. “Se a criança dominar o texto literário, sua imersão no conhecimento será muito maior”, afirma.
Metas - O PNC se estrutura a partir de três dimensões complementares: a cultura como expressão simbólica, como direito de cidadania e como potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade socioambiental. Para viabilizar políticas públicas que levem em conta tais dimensões, o PNC reconhece ser imprescindível a articulação entre entes federativos e a ampliação da participação social.
As metas (veja quadro) são indicadores da concretização das ações do plano e definem o cenário que se deseja para a cultura em 2020. A elaboração deve levar em consideração a capacidade de execução de políticas públicas dos governos federal, estaduais, distrital e municipais, assim como a participação da sociedade civil organizada.
Processo democrático - O plano em debate é resultado de um trabalho coletivo iniciado em 2003, para assegurar o pleno exercício dos direitos culturais dos brasileiros de todas as situações econômicas, localizações, origens étnicas, faixas etárias e demais situações de identidade. O texto foi desenvolvido pelos poderes Executivo e Legislativo com o apoio de universidades, intelectuais, artistas, produtores e gestores públicos e privados. O PNC também foi debatido em conferências nacionais e outros espaços de participação social.
As sugestões ao Plano Nacional de Cultura (PNC) podem ser encaminhadas por meio do sítio: http://pnc.culturadigital.br
A Biblioteca Juracy Magalhães Júnior receberá no dia 23 de setembro (sexta-feira), data em que comemora 43 anos de atuação na comunidade do Rio Vermelho, o jornalista, compositor, poeta e professor Sérgio Mattos, para falar da sua extensa produção científica e literária. O Encontro com o Escritor será realizado, às 14h30, no espaço Caramuru da Biblioteca, com entrada franca. A presença do autor integra uma vasta programação de aniversário. Confira em: www.fpc.ba.gov.br
“Vou falar sobre minha obra que é multifacetada, tendo em vista que além de me dedicar à ficção (poemas, romance, novelas, crônicas) tenho uma vasta produção como historiador, ensaísta, teórico da comunicação e tenho também enveredado pela área da biografia”, adianta o escritor.
Para Sérgio Mattos, o projeto Encontro com o Escritor tem um lado muito positivo que é o de colocar o escritor em contato direto com o público leitor. “Esta interatividade é ótima, pois permite não apenas ao autor falar de si e de sua obra, como ao público leitor matar sua curiosidade fazendo perguntas sobre o processo de criação e sobre a vida do próprio autor”.
Sérgio Mattos é jornalista diplomado pela UFBA, mestre e doutor em comunicação pela Universidade do Texas (EUA). Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e autor de 44 livros, dentre os quais se destacam: Mídia Controlada: a história da Censura no Brasil e no mundo; O Contexto Midiático; O Guerreiro Midiático: Biografia de José Marques de Melo; e Historia da Televisão Brasileira: uma visão econômica, social e política. Recentemente, o autor lançou o livro Essência poética (poesia de toda a vida), uma coletânea de poesias publicadas em diversos livros nos 45 anos de atividade literária.
Mais informações: www.hacklabbahia.com.br/
DEZEMBRO 2011 a JANEIRO 2012
BALORIXÁ: LEOMAR SILVÉRIO DA ROCHA
Dia 02 de dezembro 2011 - Águas de Oxalá
Dia 04 de dezembro 2011 - Oxoguian (Pilão de Oxalá)
Dia 11 de dezembro 2011 - Oxalufan (Oxalá)
Dia 12 de dezembro 2011 - Obaluaiê (Olubajé)
Dia 18 de dezembro 2011 - Iabás e Xangô
Dia 08 de janeiro 2012 - Oxossi
Dia 15 de janeiro 2012 - Ogum
Dia 16 de janeiro 2012 - Mandu (Cozido de Ogum)
Dia 19 de janeiro 2012 – Ipeté de Oxum
YLÊ AXÉ OYÓ MECE ALAKETU OGUM ONIRÊ. Governador Mangabeira – Bairro: Portão-BA
DEZEMBRO 2011 a JANEIRO 2012-
BALORIXÁ: LEOMAR SILVÉRIO DA ROCHA.
(75) 36382227
OLORUN MODUPÉ
A sessão de abertura será nesta terça-feira, dia 13 de setembro, às 17h, no auditório da EMBRAPA, com a apresentação do Coral da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
A I RECITEC Recôncavo segue até o dia 16 de setembro, em Cruz das Almas, com uma programação que contempla temas relacionados às questões locais.
Já são mais de 7.000 inscritos para participar das atividades do evento, que reúne palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, exposição e apresentações culturais.
Quem ainda não se inscreveu, pode efetuar sua inscrição na secretaria do evento, no Colégio Estadual Alberto Torres (CEAT), ou na UFRB.
O credenciamento dos inscritos começa nesta terça-feira, dia 13, a partir das 12h, e segue até o dia 16, no CEAT.
Confira a programação atualizada.
O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB está com inscrições abertas – até o dia 19 de setembro – para o curso de doutorado na categoria aluno regular 2012.
Os interessados devem realizar as inscrições pelo sitewww.siar.uneb.br/
O curso é gratuito. Estão sendo disponibilizadas 17 vagas.
A seleção compreende três etapas: avaliação de currículo lattes, projeto e memorial (5 e 6 de outubro), entrevista (21 e 22 de novembro) e prova de língua estrangeira (12 a 15 de dezembro).
O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 2 de dezembro.
O programa oferece as linhas de pesquisa processos civilizatórios: educação, memória e pluralidade cultural; Educação, práxis pedagógica e formação do educador; educação, gestão e desenvolvimento local sustentável; e educação, currículo e processos tecnológicos.
Mais informações no site www.uneb.br.
No dia 24 de setembro (2011) a partir das 19h acontecerá em Cachoeira no Largo d’Ajuda a 8ª edição do Caruru dos Sete Poetas – Recital com gostinho de dendê. Este é um evento que une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana, caruru dos sete meninos, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião. Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas este projeto promove o encontro de sete poetas para recitar seus versos e celebrar a cultura e arte literária. É a miscelânea da poesia, comida baiana, lançamento de livros e performances artísticas com o propósito de integração e fruição de uma tradição cultural do Estado.
Marcado pela diversidade de linguagens, tendências, correntes literárias e de público o que se busca no processo de gestação do projeto é dar movimento e magia à literatura; agregar pessoas para ouvir poesia na voz do/a poeta; evidenciar a poesia do corpo e da dança, do teatro, do palhaço, da música; unir sete escritores, com alma de criança e poeta, para celebrar a literatura e as tradições culturais da Bahia.
Dentre os sete poetas convidados: Marcos Peralta (Salvador – BA), Gustavo Tatis (Cartagena – Colômbia), José Geraldo Neres (SP), Karina Rabinovitz (Salvador – BA), Manuela Barreto (Salvador – BA), Lívea Natália (Salvador – BA) e Pedro Blás Julio Romero (Cartagena – Colômbia). Contaremos com a participação do Ponto de Cultura Expressão de Cidadania Quilombola do Centro de Educação e Cultura Vale do Iguape que apresentará a intervenção artística “Dança Recôncavo”, misto de toques e dança para os Ibejis sob influência da cultura e religiosidade do Recôncavo Baiano. Durante a atividade acontecerá a instalação interativa “Lambe Lambe Poético” de Karina Rabinovitz e Silvana Rezende, onde pessoas entrarão no tradicional equipamento de lambe-lambe e vivenciarão situações poéticas. O evento será iniciado com uma programação infantil da Cia Pé na Terra e a intervenção de 7 palhaços. Para encerrar a programação contaremos com a apresentação do Samba de Roda de Dona Dalva. Conta com o patrocínio do BNB/BNDES e Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia.