No dia 24 de setembro (2011) a partir das 19h acontecerá em Cachoeira no Largo d’Ajuda a 8ª edição do Caruru dos Sete Poetas – Recital com gostinho de dendê. Este é um evento que une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana, caruru dos sete meninos, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião. Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas este projeto promove o encontro de sete poetas para recitar seus versos e celebrar a cultura e arte literária. É a miscelânea da poesia, comida baiana, lançamento de livros e performances artísticas com o propósito de integração e fruição de uma tradição cultural do Estado.
Marcado pela diversidade de linguagens, tendências, correntes literárias e de público o que se busca no processo de gestação do projeto é dar movimento e magia à literatura; agregar pessoas para ouvir poesia na voz do/a poeta; evidenciar a poesia do corpo e da dança, do teatro, do palhaço, da música; unir sete escritores, com alma de criança e poeta, para celebrar a literatura e as tradições culturais da Bahia.
Dentre os sete poetas convidados: Marcos Peralta (Salvador – BA), Gustavo Tatis (Cartagena – Colômbia), José Geraldo Neres (SP), Karina Rabinovitz (Salvador – BA), Manuela Barreto (Salvador – BA), Lívea Natália (Salvador – BA) e Pedro Blás Julio Romero (Cartagena – Colômbia). Contaremos com a participação do Ponto de Cultura Expressão de Cidadania Quilombola do Centro de Educação e Cultura Vale do Iguape que apresentará a intervenção artística “Dança Recôncavo”, misto de toques e dança para os Ibejis sob influência da cultura e religiosidade do Recôncavo Baiano. Durante a atividade acontecerá a instalação interativa “Lambe Lambe Poético” de Karina Rabinovitz e Silvana Rezende, onde pessoas entrarão no tradicional equipamento de lambe-lambe e vivenciarão situações poéticas. O evento será iniciado com uma programação infantil da Cia Pé na Terra e a intervenção de 7 palhaços. Para encerrar a programação contaremos com a apresentação do Samba de Roda de Dona Dalva. Conta com o patrocínio do BNB/BNDES e Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia.