quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Brasil perde turistas de maior poder aquisitivo




O Brasil está perdendo turistas ao longo dos últimos cinco anos, principalmente aquele visitante com maior poder aquisitivo, que gasta mais no destino. Em 2005, o país recebia cerca de 794 mil americanos, número que caiu para 641 mil em 2010. O mesmo aconteceu com os italianos, perdemos 60 mil turistas desde 2005, alemães (-80 mil), franceses (-63 mil), holandeses (-35 mil) e, principalmente portugueses: 168 mil turistas lusos trocaram o Brasil por outros destinos, situação que deve piorar com a crise econômica que se agrava naquele país. Crescimento apenas entre os espanhóis: aumentou em seis mil o fluxo de 2005 a 2010.

O custo Brasil é o principal responsável pelo afastamento dos turistas estrangeiros no país, avaliam os empresários. “É mais barato ir para o Caribe do que vir para o Brasil e para o Nordeste”, destaca o presidente do Conselho Baiano de Turismo e do Sindicato de Hotéis, Silvio Pessoa. Segundo ele, o número de estrangeiros na Bahia caiu drasticamente nos últimos três anos, cerca de 70%. No entanto, a falta de turistas de fora foi suprida com a chegada de consumidores nacionais, das classes C e D, que passaram a realizar o sonho de viajar.

“Precisamos de todo tipo de turista, desde aquele com maior poder aquisitivo, que se hospeda em resorts, até o mais simples que opta por hotéis de uma estrela. A Bahia tem um parque hoteleiro diversificado, para todo tipo de público”, frisa Pessoa, que é favorável à realização de campanhas em todos os destinos. “Quem não marca presença é esquecido”, sentencia.(Fonte: Gente& Mercado)