sexta-feira, 9 de setembro de 2011

UFRB oferece curso sobre drogas para profissionais de saúde e agentes sociais

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, através de seu Centro Regional de Referência para Educação Permanente em Crack, Alcool e Drogas (CRR), irá desenvolver cursos de formação para profissionais da área de saúde e desenvolvimento social do Recôncavo baiano. O projeto faz parte do Plano Nacional de Enfretamento ao Uso de Drogas do Governo Federal.

Inicialmente, dois cursos serão ofertados. O primeiro voltado às pessoas que fazem uso prejudicial das drogas, com 120 vagas para agentes comunitários de saúde e Agentes Sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que farão uma formação nas técnicas de Intervenção Breve (IB) e Aconselhamento Motivacional. Sua duração é de 60 dias e seu início é em 19 de setembro. Já o segundo com 120horas/aula, começa no dia 22 do mesmo mês. Este é voltado para médicos que atuam na Atenção Básica do Programa Saúde da Família (PSF) da região. O curso é de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas.

Através destas iniciativas, a UFRB mostra-se atuante na Política Nacional sobre Drogas. O objetivo é criar uma rede de apoio aos gestores e à população do recôncavo no sentido de consolidar estratégias e sistemas de proteção que reduzam os danos produzidos pelo uso abusivo de substâncias psicoativas. Ações são realizadas por professores e estudantes nos campos do ensino, pesquisa e extensão.

Mais informações no endereço eletrônico do CRR ou pelo telefone (75) 3632-2392.