segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Manifestação confirma ocupação do CAHL da UFRB

A IMAGEM DO CAHL

Estudantes do Centro de Artes Humanidades e Letras, campus de Cachoeira, fizeram uma passeta hoje pela manhã, nas ruas do centro da cidade comprovando que a mobilização continua, bem como a ocupação das instalações da UFRB. Portando cartazes escritos com reivindicações, alguns deles com a cara pintada, os universitários chamaram a atenção dos moradores de Cachoeira para o movimento que denuncia a falta de infraestrutura da universidade para oferecer ensino público e gratuito de qualidade. Os manifestantes também utilizaram instrumentos de percussão e apitos durante a passeata. No momento, ainda permanecem ocupando o CAHL promovendo ali muito barulho com seus instrumentos.
Na pauta de reivindicação dos universitários constam a cobrança para abertura de mais vagas na residência universitária e a implantação do restaurante universitário dentre outras solicitações. Os universitários alegam que a falta de infraestrutura das instalações físicas e o apoio necessário para o funcionamento dos cursos vem comprometendo a aqualidade do ensino na UFRB. Para os os universitários o reitor Paulo Gabirel Soledade Nacif não é um gestor fácil de dialogar.



O reitor divulgou nota pública dirigida aos estudantes, através da Assessoria de Comunicação da UFRB. Eis a íntegra da nota:

"À Comunidade Acadêmica da UFRB


A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tendo em vista as últimas ações do movimento estudantil, vem informar o que se segue:

A) As aulas na UFRB não estão suspensas. Reconhecemos o direito de livre manifestação dos estudantes e, ao mesmo tempo, nos solidarizamos com aqueles que desejam continuar a frequentar as aulas.

B) Informamos que, até o presente momento, não recebemos a pauta de reivindicação dos estudantes reunidos no Conselho de Entidade de Base que ocorreu na última quinta-feira, dia 1 de setembro de 2011, na sede da Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas.

C) A Reitoria mantém a sua disposição em negociar, como sempre o fez. Por este motivo, anunciamos a abertura de uma MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO com os estudantes e estamos aguardando um primeiro contato de seus representantes para instalarmos o referido fórum.

D) A sede da Reitoria da UFRB foi ocupada por parte dos estudantes. Esta medida compromete uma parcela vital de nossas atividades e leva à paralisação de uma série de processos e procedimentos administrativos que impossibilitam a continuidade da prestação de diversos serviços que, se não realizados a tempo, inevitavelmente prejudicarão os servidores técnico-administrativos, docentes e discentes, inclusive o regular funcionamento dos mecanismos de assistência estudantil, uma vez que tais procedimentos dependem do funcionamento de diversos setores, atualmente paralisados por conta da ocupação.

E) Por fim, informamos que estamos aguardando o contato dos representantes da comunidade discente para que as negociações possam prosperar em um ambiente de respeito mútuo, condição indispensável de qualquer convivência.

Cruz das Almas, 02 de setembro de 2011.

Paulo Gabriel Soledade Nacif
Reitor da UFRB"