quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estácio FIB discute o Diploma de Jornalista

Estudantes e profissionais debatem a importância do diploma para o futuro da profissão

O curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Estácio FIB promove um debate sobre a importância do diploma para o exercício da profissão. O debate conta com a participação da presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA) e repórter do jornal A Tarde, Marjorie Moura, e acontece na próxima quinta-feira (8), às 19 horas, no campus Gilberto Gil.

A profissão de jornalista foi regulamentada no Brasil em 1938 e 71 anos depois a obrigatoriedade do diploma foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 17 de junho de 2009. Há no Congresso Nacional um movimento para a criação de uma Emenda Constitucional que retome a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão.

O debate na Estácio FIB é aberto ao público, inclusive para alunos de outras faculdades, e faz parte das comemorações do Dia da Imprensa (10 de setembro), data de fundação do primeiro jornal do Brasil: a Gazeta do Rio de Janeiro (1808). Segundo a coordenadora do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Estácio FIB, Antoniella Devanier, “essa é uma boa oportunidade também para os estudantes de Ensino Médio que desejem saber mais sobre o diploma de Jornalismo”.

A popularização da internet e o crescimento do jornalismo digital criam novas oportunidades para os jornalistas. “Na prática, não vem ocorrendo a desvalorização do diploma, pois os jornalistas com graduação superior têm maiores condições de interagir com o mercado e realizar um trabalho de qualidade”, afirma a coordenadora.