quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Biografa de Chico Pinto e Elsimar Coutinho estará na Flica



Ana Teresa Baptista estará na mesa junto a Regina Echeverria na festa literária

Duas biógrafas brasileiras estarão falando sobre como descrever a trajetória de personalidades públicas especialmente interessantes. Ana Teresa Baptista e Regina Echeverria estarão juntas, na quinta-feira, dia 24 de outubro, na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) na mesa “Vidas Comuns, Vidas Notáveis”, que terá mediação de Jorge Portugal. No mesmo dia acontecem as mesas “Qualquer um poeta” com Elieser Cesar e Karina Rabinovitz e “1889 – Clientes, Coronéis e a República”, com os badalados escritores Laurentino Gomes e Eduardo Bueno.
Ana Teresa Baptista começou a sua vida profissional na TV Aratu, como repórter. Depois de uma rápida passagem pela TV Bandeirantes, foi trabalhar como jornalista do IBAMA e no jornal A TARDE. Ficou quase uma década nesses dois órgãos. Em 2009, apresentou para a Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de biografias com nomes de ilustres baianos.
Para a Assembleia escreveu a biografia de Chico Pinto, este trabalho foi feito em três meses, que recebeu o titulo de "Chico Pinto - a voz que desafiou os ditadores". No livro a vida do político feirense, Chico Pinto, um dos baluartes da resistência ao governo militar, é apresentada de forma madura pela jornalista.
O segundo trabalho levou apenas seis meses para ser escrito. Trata-se da biografia de Elsimar Coutinho. Os livros foram lançados no fim do ano passado. Em “Elsimar Coutinho: o cientista que o mundo aplaude”, a escritora retrata a carreira e a vida de um dos mais conceituados cientistas da Bahia, Elsimar Coutinho. Nas 188 páginas observa-se um retrato minucioso, que descreve os oitenta anos de vida e os quase sessenta dedicados à pesquisa e à reprodução humana.
 A Flica - Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano, a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da CALI - Cachoeira Literária e tem o Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, como curadores. 
 A Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós. 

A Flica também já tem confirmado nomes como Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” e Regina Echeverria, biografa de Elis Regina, Cazuza, Gonzaguinha, Gonzagão e José Sarney. O evento literário contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.