terça-feira, 18 de março de 2008

Cachoeira deflagra campanha pelo título de Patrimônio da Humanidade

A Câmara de Vereadores de Cachoeira vai realizar audiência pública na próxima segunda-feira, dia 24, às 19h30min, para o lançamento da campanha que visa candidatar a cidade ao título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco. Em 1973 por meio de decreto presidencial, Cachoeira recebeu a distinção de Monumento Nacional e teve o seu acervo arquitetônico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Graças a essa medida, um dos mais harmônicos conjuntos arquitetônicos em estilo colonial dos séculos XVII, XVIII e XIX pode ser preservado.

Atualmente, a cidade histórica que teve a sua origem no século XVII, está passando por um processo de revitalização do seu patrimônio arquitetônico, com a restauração de seus templos religiosos, prédios públicos importantes e imóveis particulares. Essas intervenções estão sendo executadas através do Programa Monumenta do Ministério da Cultura com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e contrapartida dos governos federal e estadual.

Agora, os cachoeiranos avaliam que podem pleitear junto à Unesco o título de Patrimônio da Humanidade para Cachoeira. Para isso esperam contar com o apoio de todos os segmentos da sociedade e de autoridades baianas. No próximo dia 25 de junho, data em que a capital do governo do estado será transferida simbolicamente para a cidade histórica quando a população comemora a independência de Cachoeira da colônia portuguesa, será entregue ao governador Jaques Wagner um documento com a proposta dos cachoeiranos. Segundo o historiador Manoel Passos Pereira, “essa será uma forma simbólica de envolver o governador do estado na campanha em defesa do título de Patrimônio da Humanidade.