quarta-feira, 19 de março de 2008

Paixão de Cristo será encenada em São Félix

Cenas do drama da Paixão de Cristo serão revividas nesta quinta-feira, dia 21 de março, a partir das 19h, ao ar livre, na cidade de São Félix, distante 110 km de Salvador, no Recôncavo baiano. O espetáculo itinerante que está na sua oitava edição envolve cerca de 200 participantes entre atores, figurantes, direção, figurinistas e ajudantes. A cada ano, o espetáculo da Paixão de Cristo encenado por atores amadores que atuam na própria comunidade é responsável pela presença de um grande número de visitantes em São Félix durante os dias da Semana Santa. A encenação é uma iniciativa da Casa da Cultura Américo Simas com o apoio da prefeitura de São Félix por meio da Coordenação Municipal de Cultura.

Este ano, segundo Beatriz Conceição, da Coordenação Municipal de Cultura, a peça terá 25 cenas que representam as passagens bíblicas que narram o drama da Paixão de Cristo. “A cena da ressurreição encerra de forma apoteótica o espetáculo que acontecerá em 13 locais diferentes”, conta Beatriz que também é diretora da peça. Ainda segundo a diretora, os locais escolhidos para as cenas, remetem os espectadores para os cenários narrados pela bíblia onde teria acontecido o drama de Jesus Cristo. “ São Félix “possui os cenários adequados para um espetáculo como este”, disse ela.

O espetáculo itinerante começa com a cena do batismo de Jesus na margem do Rio Paraguaçu, na Avenida Salvador Pinto de onde prossegue para a Praça José Ramos, onde ocorrem as cenas da prisão do personagem bíblico Barrabás e a da mulher adúltera. Deste ponto, os atores e figurantes seguem para outros locais, praticamente percorrendo todo o centro de São Félix, onde as cenas se sucedem até o ponto alto do espetáculo, quando o ator que representa Jesus representa a cena da ressurreição na Ladeira da Misericórdia.

O espetáculo teatral que é mostrado há oito anos nas ruas de São Félix, é ensaiado exaustivamente durante várias semanas pelos atores do núcleo principal e todos os figurantes. “Já nos ensaios técnicos para a marcação dos locais das cenas, notamos o interesse da população em acompanhar e participar ativamente do espetáculo”, observa a diretora Beatriz Conceição. “Em função da realização anual do espetáculo, dezenas de jovens da cidade estão despertando para o teatro”, conclui.