sábado, 29 de março de 2008

Experiências do sistema de saúde de São Félix serão mostradas em Belém do Pará

Três experiências bem sucedidas de trabalhos desenvolvidos pelo PSF-Programa de Saúde da Família, no município de São Félix, distante 110km de Salvador, na região do Recôncavo baiano serão mostradas no próximo encontro do Conasems-Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a ser realizado no período de 7 a 11 de abril, em Belém do Pará. Durante o encontro, profissionais que trabalham no sistema municipal de saúde de São Félix vão expor os resultados das ações implantadas nos Postos de Saúde da Família, em nutrição, saúde bucal e a experiência pioneira da inclusão de atividades físicas na promoção da saúde. O município de São Félix possui uma população 15.312 habitantes e 100% de cobertura do PSF, um total de seis postos distribuídos entre a sede e o meio rural.

A população do município conta, ainda, com os serviços do CEO - Centro de Atendimento Odontológico. Na avaliação do atual secretário de saúde do município, o médico Odilon Cunha Rocha, São Félix, está consolidando o seu sistema de saúde com a oferta de serviços de qualidade para todos os segmentos da sociedade. "As políticas de saúde públicas implantadas no município são para atender indistintamente a todos os cidadãos, independentemente de status sociais e financeiros", comentou o secretário. Acrescentando que as ações municipais estão mudando o conceito de que o SUS-Sistema Único de Saúde seria para atender exclusivamente pessoas carentes. "Em São Félix, saúde pública é para todos", enfatizou Rocha.

Os resultados positivos da interferência da Secretaria de Saúde do município e acompanhamento nutricional de gestantes e crianças, constam dos trabalhos a serem mostrados pelos profissionais de São Félix em Belém do Pará, no encontro do Conasems. Os participantes do encontro também conhecerão como atua o CEO-Centro de Atendimento Odontológico do município que comemora significativos avanços na área da saúde bucal. De acordo com as estatísticas da Secretaria de Saúde do município, desde que o CEO foi implantado há cerca de três anos, de cada 100 consultas, apenas 10 resultam em extrações. Antes, ainda de acordo com os dados da Secretaria de Saúde, de cada 100 consultas 90 resultavam em extrações. O CEO oferece tratamento preventivo, restaurações e próteses nos casos indicados quando as extrações são inevitáveis.

O estímulo às práticas de ginástica, esporte e lazer como parte dos programas de promoção à saúde é considerada como uma das mais avançadas experiências do sistema municipal de saúde de São Félix. A população do município dispõe de um complexo esportivo que inclui uma academia de ginástica, quadras-poliesportiva, ginásio de esporte coberto e uma piscina para hidroginástica, natação e exercícios de fisioterapia. As atividades são acompanhadas por professores de educações física e monitores e todos os participantes passam por avaliações médicas periodicamente. O programa atende pessoas idosas, jovens, adultos e crianças. "Desde que implantamos o programa observamos que houve uma redução no número de consultas médicas das pessoas acima de 70 anos e também uma queda no consumo de drogas entre os jovens", assinala o secretário Odilon Rocha.