quarta-feira, 26 de março de 2008

São Félix ganha centro multidisciplinar de Saúde

Moradores do município de São Félix, distante 110 km de Salvador, no Recôncavo baiano, serão beneficiados com a inauguração da primeira piscina pública da região construída com a finalidade de proporcionar a todos os segmentos da população atividades hidro - terapêuticas recomendadas por especialistas para tratamentos de saúde. O equipamento integra o Complexo Multidisciplinar de Saúde que será inaugurado nesta sexta-feira, dia 28, às 18 horas. No local, além da piscina, os usuários terão acesso a uma biblioteca virtual do Sistema Único de Saúde – SUS, equipada com microcomputadores interligados a internet, uma TV com tela plasma para a exibição de vídeos educativos sobre saúde e qualidade de vidae local para palestras e conferências. Ainda faz parte do Complexo Multidisciplinar construído pela prefeitura municipal, ambulatórios onde os médicos atenderão as pessoas que queiram participar das atividades de esporte e lazer oferecidos por meio da Secretaria de Saúde do município.

Segundo o médico Odilon Cunha Rocha, secretário de Saúde de São Félix, a piscina que será inaugurada, nesta sexta-feira, vai complementar os serviços disponíveis no CIPS - Centro Integrado de Promoção à Saúde, equipado com aparelhos para atividades físicas e que atende prioritariamente, usuários da terceira idade. Ainda de acordo com o secretário, o equipamento também será utilizado por crianças portadoras de asma para a prática de natação com a função terapêutica complementar nos casos indicados por especialistas.

Odilon Rocha disse que, desde que o município decidiu aplicar políticas públicas que integram atividades físicas, esportivas e de lazer aos programas de saúde disponíveis para a população, São Félix vem registrando melhorias significativas na qualidade de vida de idosos e adolescentes. “Essas práticas estão proporcionando uma verdadeira revolução no conceito de saúde entre a população. Observamos que tem aumentado o número de idosos que estão buscando o CIPS para participar dos programas de ginástica orientados por professores de educação física. O reflexo positivo disto é que essas pessoas, na sua maioria, hipertensos e diabéticos, estão adquirindo hábitos saudáveis e já não procuram com tanta freqüência os postos de saúde como antes”, destacou Rocha.

Ainda nesta sexta-feira, 28, o prefeito de São Félix, Humberto Augusto Alves, além de inaugurar o Complexo Multidisciplinar de Saúde, irá assinar a autorização para o início das obras de melhoramento sanitário para 143 casas nos bairros do Salva -Vida e Varre Estrada. As obras prevêem construções de sanitários nas residências interligados a rede de esgoto. O projeto resulta da parceira do Ministério da Saúde e prefeitura municipal, orçado em R$189 mil e contrapartida no valor de R$ 10 mil do município. Na oportunidade, o prefeito de São Félix fará a entrega de quatro novos veículos adquiridos para a frota municipal: dois carros modelo Celta e duas kombis, além de três motocicletas para agentes comunitários de saúde das comunidades rurais do Pilar, Boa Vista e Outeiro Redondo. Humberto Alves também assinará a autorização para o início das obras do Centro Integrado de Saúde, no local conhecido como Ipiranguinha, na sede do município. O centro abrigará duas Unidades de Saúde da Família e o CEO - Centro de Atenção Odontológica.