segunda-feira, 29 de junho de 2009

Fogo Simbólico do 2 de Julho sai amanhã de Cachoeira




A tocha com o Fogo Simbólico, que representa a união dos povos que lutaram pela independência da Bahia, celebrada no dia 2 de Julho, sairá nesta terça-feira (30), às 7h, da cidade de Cachoeira, a 110 km de Salvador, com destino a Saubara. A tocha será levada por atletas cachoeiranos que se revezarão com atiradores do Tiro de Guerra local, após a bênção na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

A tocha que sairá de Cachoeira, cidade que ganhou o título de Heróica em 1837, por ter participado ativamente da luta pela Independência da Bahia de 1822 até 1823 seguirá para Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho e Salvador, onde será entregue ao prefeito João Henrique, no Panteheon de Pirajá, erguido em homenagem aos heróis do 2 de Julho.

O fogo simbólico sai de Cachoeira para as comemorações do 2 de Julho porque foi na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira que o povo do Recôncavo deu o primeiro passo para liberdade e unificação do País, ao pegar em armas para expulsar militares portugueses que tentavam sitiar a população da vila. No dia 25 de Junho de 1822, a Câmara de Vereadores de Cachoeira, redigiu a ata histórica declarando D. Pedro, príncipe regente perpétuo do Brasil. Em reconhecimento ao papel histórico relevante desempenhado pelos cachoeiranos pela Independência da Bahia, desde 2007, a sede governo do estado da Bahia é transferido para Cachoeira. (Foto do ato em homenagem aos heróis da Independência na Praça Teixiera de Freitas, no dia 25 de Junho, Data Magna de Cachoeira)