sábado, 20 de junho de 2009

Tríduo e Virgilio abrem a Feira do Porto 2009


A programação do São João e Feira do Porto de Cachoeira, cidade histórica no Recôncavo baiano, distante 110 km de Salvador, começa com a abertura do tríduo em homenagem ao santo padroeiro da festa. Na capela de madeira armada no Jardim do Faquir, próximo ao palco principal da festa, um grupo de rezadeiras cachoeiranas mantém a tradição popular religiosa, segunda-feira, às 19h. O tríduo será encerrado no mesmo horário, na quarta-feira, dia de São João. O cantor Vírgilio será a grande atração da primeira noite da festa. Antes da apresentação do cantor, o Samba da Esmola Cantada subirá ao palco às 20h.


A cidade já está toda preparada e pronta para receber os visitantes para a festa que se estenderá até quinta-feira dia 25 de junho, data em que a população local celebra a Independência de Cachoeira com solenidades cívicas e shows com diversas atrações, a exemplo das bandas Calypson e Psirico. Cerca de cem barracas foram instaladas na área da festa para comercialização de comidas e bebidas típicas. Artesãos e oleiros da comunidade de Maragojipinho também já estão instalados nas margens do Rio Paraguaçu, para a Feira do Porto, onde são comercializados além de artesanato, iguarias, produtos agrícolas. O público contará, ainda, com dois palcos alternativos para dançar forró, além do palco principal.


A festa junina da cidade histórica reúne a diversidade cultural do Recôncavo, artistas e bandas conhecidos nacionalmente. Consta da programação do São João de Cachoeira, manifestações populares como o samba de roda, bumba meu boi, quadrilhas juninas, grupos de forró pé de serra e o folguedo segura a veia. Também vão abrilhantar os festejos as bandas Cavaleiros do Forró, Saia Rodada, Tio Barnabé, Arreio de Ouro, dentre outras.