terça-feira, 9 de junho de 2009

Tem festa para Oxossi no dia de Corpus Christi


O povo de santo da nação ketu (etnia) faz reverências ao orixá Oxossi, no mesmo dia em que os católicos promovem homenagens ao anúncio de Corpus Christi. Na festa do povo de santo tem missa e ritual de candomblé. A solenidade é denominada da Festa da Cabeça do Boi. A tradição é mantida no Terreiro do Gantois, em Salvador, e na cidade de Governador Mangabeira, precisamentete no Portão, na casa fundada pelo saudoso Babalorixá Manoel Cerqueira Amorim, Nezinho do Portão.

Tudo começa em Cachoeira, na Rua Poeta Sabino de Campos, atrás da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte. Na casa de uma pessoa de santo, o ritual começa a ser preparado desde as primeiras horas da manhã, por gente de puro fundamento. Lá, por volta das 8 horas, sai o cortejo das mulheres ligadas ao terreiro que seguem de carro até Muritiba. Enquanto isso, em Muritiba, uma parte das pessoas do terreiro assiste missa na igreja matriz.

Após a missa, o grupo que saiu de Cachoeira se encontra com o grupo que estava na Igreja de Muritiba, na entrada do Terreiro. Todos entram entoando cânticos no barracão. Depois, todos vão até casa de Oxossi fazer suas reverências. Tudo termina com um rico café da manhã. À noite, o couro come no terreiro, sob o comando vigilante de Mãe Cacho, a sucessora de Nezinho do Portão. Okê Arô!