sábado, 5 de junho de 2010

Feira de Saúde e Cidadania para quilombolas de Cachoeira



Moradores das comunidades quilombolas da Bacia do Iguape, na zona rural de Cachoeira (distante 110 km de Salvador), foram beneficiados com a realização da Feira de Saúde e Cidadania, nesta sexta-feira (4), promovida pela prefeitura numa ação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação. O evento proporcionou o acesso dos moradores a diversos serviços oferecidos gratuitamente, além de momentos de cultura e lazer. Profissionais das secretarias envolvidas com o projeto passaram todo o dia atendendo aos moradores.Compareceram ao evento, além do prefeito Tato Pereira(PMDB), os secretários Mamede Dayube Neto, Alex Kaorner Simões, Adriana Santos Silva, Lourival Trindade, respectivamente da Saúde, Educação, Assistência Social, Cultural e Turismo. O evento também foi prestigiado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Pereira(PMDB).

Na oportunidade, o prefeito fez a entrega de uma ambulância para servir aos moradores do Engenho da Ponte- local onde as atividades foram centralizadas. O equipamento também atenderá demais comunidades da região quilombola a exemplo do Caonge, Desterro, Dendê, Engenho da Praia, Calembá e Calolé. Em seu discurso no ato de entrega da ambulância, Tato Pereira destacou a importância do funcionamento do serviço da ambulância para integrar as ações de saúde que já são desenvolvidas na região por meio do PSF (Programa de Saúde da Família). “Esse equipamento vai contribuir para melhorar e ampliar o atendimento médico aos moradores desta região”, disse ele. Tato Pereira também ressaltou a participação integrada das secretarias municipais e parceria da Fundação de Saúde José Silveira na realização do evento.

Foram realizadas consultas médicas, exames preventivo do câncer uterino, ultrassonografia, procedimento de enfermagem e imunização, além de um trabalho educativo junto com a comunidade para o combate à dengue. Também foram desenvolvidas ações de saúde bucal com palestras, distribuição de kits para escovação. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou serviços de atendimentos do Programa Bolsa Família, atendimento psicológico e jurídico.

Na parte de lazer, cultura e entretenimento houve apresentações de teatro com o grupo do Projeto Camelo, do Grupo de Flauta Doce e Violão do CRAS Quilombola do Iguape e do CRAS de Cachoeira. A cultura da comunidade pode ser apreciada por meio da apresentação do Samba de Roda Raízes. A garotada foi contemplada com brincadeiras como corrida no saco, ovo na colher, galinha gorda, além de farta distribuição de doces e pipoca. Ainda foram oferecidos gratuitamente corte de cabelo, trançado afro e manicure, por meio da Secretaria de Assistência Social.