sábado, 12 de junho de 2010

Prefeitura e EBDA promovem dia de campo para agricultores de Cachoeira

Em parceria com a EBDA (Empresa Bahiana de Desenvolvimento Agrícola), a prefeitura de Cachoeira (distante 110 km de Salvador), por meio da Secretaria de Agricultura do município, promove nesta segunda-feira, dia 14 de junho, a partir das 8h, Dia de Campo para pequenos produtores de mandioca do povoado do Saco, na zona rural. Tendo como tema “Difusão de Tecnologias para a Agricultura Familiar da Mandiocultura do Município de Cachoeira, o evento pretende mobilizar 500 pequenos produtores. O encerramento da programação será marcado com a inauguração de uma unidade comunitária de fécula de mandioca.

A iniciativa visa promover a transferência de tecnologias para agricultores familiares visando o aumento da produtividade bem como a qualidade dos produtos e a redução dos custos. Segundo o técnico agrícola Hudson Torres, assessor da prefeitura, a parceria com a EBDA pretende também qualificar os produtores para a modernização e expansão do setor, tornando mais consistente o mercado interno. “Apesar de a mandiocultura envolver um grande número de famílias na atividade, constatamos que persistem problemas como a baixa adoção de tecnologias e deficiência organizacional, que prejudicam melhor desempenho do setor no meio rural de Cachoeira”, justificou o técnico agrícola.

Durante o Dia de Campo, os produtores vão aprender com os técnicos da EBDA, através de palestras e atividades práticas, a importância e manejo da cultura da mandioca, aproveitamento da manipueira como adubo, inseticida e alimentação animal. Estão previstas ainda palestras sobre a utilização da mandioca na alimentação humana e animal. Da programação consta também palestra sobre crédito rural do Banco do Brasil e Banco do Nordeste e atuação institucional da EBDA.