quarta-feira, 9 de junho de 2010

Santa Casa de São Félix ameaça fechar Emergência no São João

Santa Casa de São Félix ameaça fechar Emergência no São João


A direção da Santa Casa de Misericórdia de São Félix (distante 110k km de Salvador), ameaça suspender os atendimentos de urgência e emergência no Hospital Nossa Senhora da Pompéia durante os dias dos festejos juninos sob a alegação da falta de segurança para médicos e funcionários da unidade de saúde. De acordo com o diretor-médico da Santa Casa, Odilon Cunha Rocha, a proposta vem sendo discutida pela direção da instituição diante das reclamações dos profissionais de saúde que atuam no setor Emergência e deverá já entrar em vigor durante o próximo período dos festejos juninos.

Profissionais de Saúde da Santa Casa denunciam que estão sendo vítimas constantes de agressões físicas e verbais, por parte de pessoas que necessitam de cuidados médicos principalmente nos finais de semana quando há eventos festivos na região. Temendo que a violência cresça contra seus profissionais pelo aumento do abuso de bebidas alcoólicas durante o São João, a Santa Casa, segundo a direção, admite a possibilidade de manter somente funcionando os atendimentos de rotina nos dias da festa.

Conforme os relatos dos médicos, enfermeiros e funcionários à direção da Santa Casa, quase sempre as agressões estão relacionadas casos de consumo de álcool e drogas. “Há casos de pessoas que acompanhadas por parentes e amigos que visivelmente transtornados invadem o Setor de Emergência do hospital, batem nos médicos quando não quebram alguma coisa, para ter a prioridade no atendimento mesmo sem ser constatada a necessidade”, contou o Odilon Rocha.


Ainda de acordo com o diretor-médico, a Santa Casa conta com um serviço de segurança particular, mas não possui poder de polícia. “Nossos profissionais estão à mercê desta prática violenta que está se transformando numa rotina”, frisou Odilon Rocha. A direção da Santa Casa está reivindicando do Estado o policiamento do hospital, como ocorre em unidades médicas estatais.

O hospital da Santa Casa de São Félix atende pessoas do próprio município e dos demais vizinhos da região, a exemplo de Cachoeira que realiza uma grande festa junina que atrai milhares de visitantes, Maragojipe, Cruz das Almas, Muritiba, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, dentre outros. O hospital o único próximo desses municípios que dispõe de uma unidade de terapia intensiva.