sábado, 22 de dezembro de 2012

Ordem Terceira do Carmo mantém tradição do Presépio Natalino em Cachoeira



Em Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo baiano (distante 110 km de Salvador), a Irmandade da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira e o  Centro de Estudos Raízes do Recôncavo, mantêm viva nesta época, a tradição do Presépio Natalino.  Confeccionado com papel reciclado, o presépio é uma criação do artista plástico cachoeirano, Tony Melo, e está na sua terceira edição. O presépio poderá ser  visto pelo público  até o dia 6 de janeiro, de Reis, como manda a tradição, no adro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, das 19h30min até às 22h.

Utilizando a técnica da papietagem (a mesma usada para  das tradicionais cabeçorras da Festa de Nossa Senhora d’Ajuda) tendo papel e cola  como materiais básicos para a confecção das figuras, a iniciativa dos organizadores  tem o objetivo de oferecer à população uma  obra  de arte e de resgate da tradição de armar presépios. A grande novidade deste ano é inclusão de três camelos, confeccionados em tamanho natural, posicionados ao lado  das figuras dos Reis Magos.
 
O projeto, que conta também com a participação da educadora Rita Santana na confecção das peças, recebe o apoio de doação de papeis de uma fábrica instalada em Cachoeira.  Para os organizadores, uma parceira importante que viabiliza o projeto,  “Vale muito a visão estratégica de cidadãos sensíveis para firmar parcerias vantajosas para a empresa e oportunizar a comunidade momentos de arte e cultura”, disse  Rita Santana.