quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SINJORBA



Nota de protesto do Sinjorba contra a extinção de Secretária de Comunicação de Salvador

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) vem a público manifestar estranheza e preocupação com a proposta de reforma de secretariado apesentada pelo prefeito eleito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, que extingue da estrutura da administração da capital baiana a Secretaria de Comunicação, transformando-a numa assessoria do gabinete da prefeitura de Salvador.

O Sinjorba entende que o futuro prefeito de Salvador foi mal assessorado em relação a importância da comunicação numa cidade do porte de Salvador,  onde abundam os problemas estruturais, sociais e econômicos, havendo necessidade não apenas de manter a estrutura da Secretária de Comunicação, como também dotá-la de melhor estrutura de trabalho para dar visibilidade às ações prometidas no período eleitoral e ansiosamente aguardadas pela população.

O surgimento de midias virtuais amplia a complexidade da comunicação, ao contrário do que superficialmente podem analisar pessoas externas à área que, na ânsia de enxugar quadros para diminuir os custos da operação administrativa da cidade, reduzem a importância de uma atividade que a cada dia exige maiores conhecimentos.

Ao longo dos anos, o Sinjorba vem negociando com as autoridades municipais a criação de uma carreira de jornalista na estrutura administrativa do município, diante das mudanças ocorridas na carreira ao longo dos anos. Entende ainda o Sinjorba que, o enxugamento da estrutura e do quadro funcional em breve serão sentidos pelo administrador do município e teme que, para compensar as deficiência se recorra a tercerização da mão de obra e consequente precarização das condições de trabalho.

Diante do fato de que o projeto ainda não foi apreciado pelos edis do muncipio, o Sinjorba apela para que o prefeito eleito de Salvador reconsidere sua decisão.

Salvador, 04/12/2012

Marjorie da Silva Moura
Presidente do Sinjorba