sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cachoeira: Município adere ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)





Com o objetivo de promover o uso pedagógico das tecnologias de Informática e Comunicações na rede pública de ensino, a Prefeitura Municipal de Cachoeira, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do Governo Federal.

Segundo o secretário de Educação, Alexsandro Rocha, “o programa almeja capacitar os professores da rede municipal de ensino a utilizar as ferramentas tecnológicas e o ciberespaço junto ao aluno de maneira educativa e consciente, tornando o (Proinfo) mais um subsídio pedagógico de aprendizagem”.
Ainda conforme o secretário, neste primeiro momento, os equipamentos estão sendo distribuídos para as escolas da rede municipal. “Os computadores serão utilizados como ferramenta pedagógica de ensino em sala de aula”, pontua Alexsandro Rocha.  “O programa auxilia a promover a incorporação das tecnologias de informação no contexto escolar”, acrescenta.

O ProInfo  é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. Funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).