sábado, 14 de setembro de 2013

Pesquisa indica que baianos gostam de viajar para casas de família e de parentes

Programa Cama e Café


De acordo com os dados da pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo sobre a preferência por tipo de hospedagem, divulgada anteontem, aponta que os baianos são os que mais gostam de viajar para casas de família e de parentes (61%). A preferência por hospedagem em casa de família revela um nicho ainda incipiente, mas que tem potencial para crescer bastante em especial no turismo de lazer, graças à hospitalidade do brasileiro.
Há um ano a Secretara de Turismo (Setur) vem investindo no programa de qualificação e formalização de hospedagens caseiras como o Programa Cama e Café. Já foram catalogados em 118 municípios como Salvador, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.
A ideia é transformar essa modalidade de hospedagem já bastante praticada nessas localidades, em uma atividade estruturada e profissional.
Segundo a superintendente de serviços turísticos da Setur, Cássia Magalhães, há municípios no estado que não têm essa capacidade de atrair empreendimentos hoteleiros. “Isso insere essas pessoas na cultura do turismo e gera renda para as famílias anfitriãs”.
Além do ambiente caseiro, os preços mais em conta e a possibilidade de sair do circuito tradicional do turismo estimulam os viajantes a o optarem por essas hospedagens. Com o objetivo de qualificar as os inscritos do Cama e Café, em Cachoeira, estão sendo convidados para encontro, no dia 23 de setembro, das 9 às 12h, com os coordenadores do Programa, na Sala de Audiência da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Ana Nery, centro.