segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fanjoc vence mais uma etapa do Campeonato de Fanfarras da Bahia





A  FANJOC(Fanfarra Jovem de Capoeriruçu) acaba de conquistar mais uma vitória  no Campeonato de Fanfarras  promovido pela Federação de Bandas e Fanfarras da Bahia. A FANJOC venceu a segunda etapa do campeonato realizado recentemente na cidade de Capim Grosso. A primeira etapa aconteceu na cidade Cansanção, a FANJOC também saiu vitoriosa da apresentação. Com as duas conquistas, a Fanfarra Jovem de Capoeiruçu, já garantiu a participação na final do campeonato, sendo que o local e a data ainda não foram divulgados pelos organizadores do evento.  
Os dois troféus conquistados pela FANJOC encontram-se em exposição na sede da prefeitura de Cachoeira, que apoiou  a viagem dos componentes para  a vitoriosa  participação na segunda etapa do campeonato. As conquistas da fanfarra  são sempre festejadas pelos  componentes e a comunidade pelas ruas de  Capoeiruçu,  com muita  música  e animação, como aconteceu recentemente com  duas vitórias obtidas  pelo grupo.
A agremiação que enche de orgulho  e alegria, os moradores do povoado de Capoeiruçu, foi fundada em 13 de julho de 2008, por iniciativa do então diretor do Colégio Estadual Antônio Joaquim Correia, Claudionor Mendes da Cunha, com o objetivo de  inserir a música no ambiente escolar.  O projeto deu certo e, apesar das dificuldades enfrentadas, a FANJOC segue  envolvendo os jovens alunos da escola , despertando o interesse pelo estilo musical. Mesmo sem recursos financeiros para  manter  a fanfarra em atividade, a  sua diretoria não mede esforços  para  dar prosseguimento ao projeto.

  Contente pelas recentes conquistas da FANJOC, o  atual diretor do Colégio Estadual Antônio Joaquim Torres e presidente da FANJOC, o professor Jaasiel  Joaquim Santos conta que a fanfarra é mantida, principalmente pela fé e força de vontade de seus componentes. “Nós não contamos com suporte financeiro fixo. Para manter as nossas atividades contamos com apoios e doações de amigos”, ele desabafa.  Atualmente, a FANJOC conta com 74 componentes, entres músicos e pessoal de apoio.
 É assim, na base da solidariedade, que o instrutor da FANJOC, Bráulio Freitas,  ensaia os jovens músicos , alunos  do Colégio Estadual  Antônio Joaquim Correia, durante três dias na semana. “Bráulio ensina música aos componentes da fanfarra, sem receber nenhum centavo pelo trabalho. É por dedicação e solidariedade”, pontua o  presidente Jaasiel.  Para obter recursos para as futuras ações da FANJOC,  ele  informa que abrirá  uma conta bancária   a  fim de receber  doações em dinheiro, além de iniciar uma campanha junto às autoridades e aos empresários  da região para angariar mais suporte para a fanfarra. “Esperamos contar com o apoio de todos”, deseja Jaasiel.