DIVERSIDADE - alzira.jornalista@gmail.com PROGRAMA ALZIRA COSTA de 2ª a 6ª das 12 às 13h. www.paraguassufm.com.br
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Diário eletrônico do STJ
PRESIDENTE AUTORIZA COMISSÃO GERAL PARA COMEMORAR 8 DE MARÇO
O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) autorizou, para às 9h da terça-feira, dia 4 de março, a instalação de uma comissão geral para tratar de assuntos de interesse direto das mulheres e tidos como prioritários para o desenvolvimento sócio político do Brasil.
Num rápido encontro com a executiva da bancada feminina, o presidente reconheceu a valia da comissão para um encaminhamento mais prático das discussões. A comissão terá como tema a "Mulher nos Espaços de Poder" e "A Lei Maria da Penha no Combate à Violência". Na ocasião também está previsto a realização de um ato para lembrar os dez anos da morte da deputada federal Cecy Cunha (PSDB-AL), assassinada no dia da sua diplomação. "Infelizmente é um caso que está impune e que marca muito bem a nossa luta pelo combate à violência contra mulher", ressalta a deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN), coordenadora da bancada feminina.
A comissão geral deve abrir oficialmente a programação da Câmara dos Deputados pelo Dia Internacional da Mulher; que poderá se encerrar com uma sessão solene do Congresso Nacional, previsto para o dia 11 de março no Senado Federal. A programação oficial será divulgada na próxima quarta-feira, dia 27, durante encontro da bancada feminina com a imprensa.
Dentro da semana comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, as parlamentares devem também levar suas reivindicações ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na audiência, as parlamentares querem entregar um documento com propostas já deliberadas e que só dependem do apoio formal do presidente da República. "A audiência já foi solicitada e nós estamos confiantes de que o presidente Lula vai sim ouvir as representantes políticas das mulheres do nosso Brasil", frisa Sandra.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
PSF da Ladeira da Cadeia promove festa no Dia do Idoso

Até quando?
O dinheiro, um salário mínimo, nesses caso é pago mensalmente para cobrir assegurar as condições mínimas de dignidade a pessoas com não são capazes para laborar e garantir o seu próprio sustento. Indignada com as condições deploráveis do rapaz, decidi fazer cobranças ao pessoal do CAPS e a à Secretaria de Saúde do Município. Tanto o o pessoal do CAPS quanto a Secretaria de Saúde garantiram que já encaminharam o caso ao Ministério Público e aguardam um posicionamento.
Da minha parte acho que esse caso precisa de solução urgente. A vida clama por isso.
Normalmente somos impelidos ao conformismo e repetimos: "O quê podemos fazer? Não há nada que possamos fazer..." Essa é atitude mais comum que nos leva a agir com indiferença diante de problemas que parecem que só atingem as famílias alheias. Vamos reagir e cobrar providências à todos aqueles que podem e têm o dever de fazer algo por aquele jovem. Vamos parar de fingir que o drama dele e de outros é invisível para nós.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Programa Monumenta executa obras na orla de Cachoeira

Orçada em cerca de R$ 1.8 milhões a primeira etapa do projeto contemplará ações paisagísticas e arborização da orla, na Rua do Cais, criação de calçadão com caminho preferencial para pedestres, intervenções para acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, além de instalação de iluminação pública subterrânea. Ass obras da Orla de Cachoeira integram as ações do Programa Monumenta do Ministério da Cultura, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de contrapartidas federal e estadual.
"
Pensamento
"É praticamente uma lei na vida que quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade está em que, freqüentemente, ficamos olhando com tanto pesar a porta fechada, que não vemos aquela que se abriu".
(Andrew Carnegie)
Dia do Idoso
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Nova explosão de fogos em Santo Antônio de Jesus faz duas vítimas
Uma tenda de fogos clandestina explodiu nesta manhã de terça feira (26/02/08), às 10h, deixando duas pessoas gravemente feridas em Santo Antônio de Jesus, a 184 km de Salvador. A explosão aconteceu numa serralheria onde funcionava uma produção ilegal de fogos de artifícios. Até o presente momento, nem a Polícia Civil nem o Exército compareceram ao local.
O novo acidente compromete a continuidade da solução amistosa da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, apresentada após a explosão de uma fábrica clandestina que matou de 64 pessoas e deixou outras cinco com graves lesões em 11 de dezembro de 1998. Na ocasião, o Estado brasileiro assumiu a responsabilidade de fiscalizar e coibir a produção clandestina de fogos no Recôncavo Baiano. Após a explosão ocorrida hoje, a ONG Justiça Global, o Movimento 11 de Dezembro, e outras as organizações de direitos humanos de Santo Antônio de Jesus podem solicitar a suspensão da solução amistosa junto à OEA.
Roberto Carlos Barbosa dos Santos, 34 anos e Jefferson Ramos Santana, 14 anos, foram socorridos pela vizinhança e levados para o Hospital Geral do Estado em Salvador. Roberto Carlos Barbosa dos Santos está em estado gravíssimo.
Este é o segundo grave acidente envolvendo a produção clandestina de fogos que ocorre no município de Santo Antônio de Jesus no último ano. Em 27 de março de 2007, ocorreu uma nova explosão, vitimando Sólon dos Passos, 47 anos, que morreu em 11 de junho de 2007.
A gravíssima situação de Santo Antônio de Jesus vem sendo acompanhada pela Comissão de Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Em 2001, a ONG Justiça Global, o Fórum de Direitos Humanos de Santo Antonio de Jesus, o Movimento 11 de Dezembro, a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, Ailton José dos Santos, o deputado estadual Yulo Oiticica e o deputado federal Nelson Pellegrino apresentaram a denúncia na OEA contra o Estado brasileiro em razão da morte de 64 pessoas na fábrica clandestina ocorrida em 1998.
O novo acidente em Santo Antônio de Jesus confirma que o Estado brasileiro não tem cumprido as responsabilidades assumidas perante a OEA na audiência realizada em Washington em outubro de 2006. A continuidade da produção ilegal de fogos, que ocorre em sua maioria, em fundos de quintal ou na residência de trabalhadores recrutados pelos grandes produtores, como a família Prazeres Bastos, espelham a total ausência de fiscalização a que o município está submetido.
Morre aos 96 anos "Seu Luis" da Minerva Cachoeirana
Morreu ontem à noite em sua residência, na Rua João Vieira Lopes, centro de Cachoeira, aos 96 anos, o músico da Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana, Luis Soares da Cruz. Seu Luiz como era chamado carinhosamente por todos, estava enfermo havia alguns anos. Pessoa muito querida por todos os segmentos da comunidade era também ferroviário aposentado da antiga Leste do Brasil. Deixa os filhos Evandro, Gilvandro (professor Ceguinho) e a professora Maria José(Mazé), coordenadora do Colégio Estadual Rômulo Galvão da Cidade de São Félix, noras, netos e bisnetos. O corpo está sendo velado na sede da Minerva Cachoeirana de onde sairá às 14h30min para ser sepultado no Cemitério da Piedade.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Atenção à saúde do idoso avança em São Félix

São Félix possui uma população de 15.302 habitantes segundo o censo do IBGE. Desse total, 800 são pessoas com idade acima de 60 anos; 200 estão com idade superior a 80 anos, e moram no município, 7 pessoas acima de um século de vida.
A liberação desses novos recursos vai permitir que a Secretaria de Saúde do município amplie as atividades que já são desenvolvidas pelo Projeto Envelhecimento Ativas e assim possa atender mais pessoas. Segundo o médico Odilon Cunha Rocha, da Secretaria de Saúde de São Félix, novos profissionais serão contratados para trabalhar com os idosos na implementação das ações do Centro Integrado de Promoção à Saúde, inaugurado no ano passado e onde são centralizadas as principais atividades do projeto. Parte dos recursos está sendo investido na construção de uma piscina que será utilizada para a prática da hidroginástica e também para procedimentos de fisioterapia nos casos recomendados por especialistas.
“As atividades na piscina vão complementar o programa de praticas de esportes e ginástica que são desenvolvidos no Centro Integrado de Promoção à Saúde”, disse o médico Odilon Rocha. Ele também observou que o Centro não é simplesmente uma academia de ginástica, “mas, um espaço onde as pessoas da terceira idade se exercitam e participam de diversas praticam saudáveis”. O funcionamento do projeto, de acordo com a avaliação do médico, está provocando “uma verdadeira revolução nos hábitos de um número significativo de pessoas da terceira idade na comunidade com relação à saúde”. Conforme os dados da Secretaria de Saúde de São Félix desde que o projeto começou a funcionar, houve um aumento no número de consultas médicas entre as pessoas de
A Secretaria de Saúde do município também contabiliza como benefício das ações integradas de saúde, esporte e lazer, o crescimento do número de jovens também participando dos programas e das atividades esportivas. Ainda para a Secretaria de Saúde o envolvimento da juventude nessas atividades se reflete positivamente na redução do consumo de drogas lícitas e ilícitas, e no sexo feminino, a redução do índice de gravidez na adolescência.(Foto: A piscina que será utilizada para hidroginástica e fisioterapia).
TRE-BA TEM NOVO JUIZ
A edição do dia 21 do "Diário Oficial da União" trouxe um decreto do presidente Lula nomeando o advogado Maurício Vasconcelos para o cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Maurício Vasconcelos leciona a disciplina direito processual penal na UCSAL e, pela segunda vez, é conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção da Bahia, onde preside a Comissão de Defesa e Prerrogativa. A data da posse do novo juiz ainda não foi definida, mas, ao que tudo indica, deve ocorrer na semana que vem durante sessão do TRE-Tribunal Regional Eleitoral.Enquanto isso, a Comarca de Cachoeira continua sem titular...
domingo, 24 de fevereiro de 2008
A Igreja e os seus bens

Na maioria dos municípios brasileiros as contas de energia elétrica e de água das igrejas, são pagas pelo poder público ao contrário de outras religiões discriminadas como é o caso dos terreiros de candomblé que são mantidos e preservados pelos seus respectivos zeladores e adeptos. As casas de santo também são espaços sagrados e de relevante valor cultural, mas não contam com esse apoio importante do poder público.
Em diversas partes do País, templos católicos são restaurados com dinheiro público e ainda assim, a Igreja reclama que não tem condições de zelar pelo seu patrimônio e espera um novo processo de arruinamento para pedir socorro ao poder público. Se houvesse um pouco mais de atenção esses importantes bens não entrariam em decadência. Na capital da Bahia, várias igrejas estão em condições deploráveis, a exemplo da Igreja do Pilar,a Igreja da Ajuda, a dos Passos dentre outras.
Em Cachoeira, vemos de braços cruzados, a degradação da belíssima igreja dos Remédios, bem no coração da cidade. O velho imóvel abandonado pela Igreja sequer tem as portas abertas para ventilar o seu interior. Já assistimos este filme com a Igreja do Rosarinho. Espera-se que a história não se repita com a Capela d'Ajuda há pouco restaurada pelo Programa Monumenta, bem como o Rosarinho. Os católicos precisam zelar melhor pelos seus bens. A fé e a cultura agradecem.(Foto:Igreja dos Remédios: decadente e abandonada)
Calolé ganha creche escola

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Extermínio na Bahia: movimentos sociais divulgam nota exigindo ações do governo
Um dia após a posse do novo secretário de segurança pública da Bahia, César Nunes, movimentos sociais de Salvador e organizações de direitos humanos divulgam nota denunciando a ação de grupos de extermínio e exigindo que as autoridades investiguem a execução de jovens negros, pobres e moradores da periferia da cidade de Salvador. Leia a seguir a íntegra da nota:
A Justiça Global, Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB), Movimento Negro Unificado da Bahia (MNU-BA), Campanha Reaja ou será Mort@, Fórum Direitos Humanos, Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia-03 (BA/SE), Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador (CJP) Escola Picolino de Artes do Circo, Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) vêm através desta nota denunciar a atuação de grupos de extermínio na Bahia com indícios de ativa participação de agentes públicos (policiais militares e civis) nos recentes casos de execução sumária dos jovens Ricardo Matos dos Santos, 21 anos; Robson de Souza Pinho, 19 anos; Lucas Hungria, 16 anos; Djair Santana de Jesus, 16 anos; Alexandre Macedo Fraga, 17 anos e Douglas Santos do Nascimento, 16 anos.
É importante ressaltar que todos os jovens vitimados nas recentes ações de extermínio são negros, pobres e moradores da periferia da cidade. O que demonstra que essa população é a vítima preferencial desses grupos. O Mapa da Violência 2008 aponta que houve um aumento de aproximadamente 82% nos homicídios da população jovem em Salvador no período de 2002-2006.
Esses fatos foram dramaticamente explicitados com os assassinatos do artista circense Ricardo Matos dos Santos e Robson Pinho, no dia 22 de janeiro deste ano. Ricardo dos Santos foi alvejado quando jogava futebol com Robson Pinho, também assassinado. O ataque do grupo de extermínio a estes jovens demonstra o nítido caráter de limpeza social e racial desses crimes – executar sumariamente supostos criminosos, subvertendo um dos pilares do Estado democrático de Direito, que é o respeito ao princípio do devido processo legal, regido pelo contraditório e ampla defesa.
As organizações que assinam esta nota exigem do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; da Secretária de Justiça e Direitos Humanos, Marilia Murici; do novo Secretário de Segurança Pública, César Nunes e do Ministério Público a adoção imediata de ações para desmantelar os grupos de extermínio, além da investigação rigorosa e imparcial sobre a participação agentes públicos em ação de extermínio.
Ao mesmo tempo, exigimos a total proteção das testemunhas dos crimes, para que não se repita o episódio dos assassinatos de Aurina Rodrigues Santana, Paulo Rodrigo Rodrigues e Rodson da Silva Rodrigues, em 14 de agosto de 2007, mortos em conseqüência da denúncia feita por Aurina, liderança do Movimento Sem Teto de Salvador (MSTB) das torturas sofridas por seus filhos, cometidas por policiais militares. Assim como nos casos dos assassinatos de Clodoaldo Souza (Mc Blul), 22 anos; Edvandro Pereira, 19 anos e Antonio Conceição Reis (Antônio Nativo), 44 anos que continuam sem resposta.
As organizações que assinam esta nota esperam uma pronta e rápida resposta das autoridades públicas baianas e federais acerca destes crimes e pedem a realização de uma audiência pública no Estado da Bahia para debater a política de segurança publica.
Salvador, 22 de fevereiro de 2008.
Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB)
Movimento Negro Unificado (MNU-BA)
Campanha Reaja ou será Mort@.
Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia-03 (BA/SE)
Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador (CJP)
Fórum de Direitos Humanos
Justiça Global
Centro de Estudos e Ação Social (CEAS)
Escola Picolino de Artes do Circo
Centro da Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA-BA)
Justiça prorroga o prazo da revisão eleitoral
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
O IPHAN e Cachoeira I
Deve ser por estas e outras que uma parte significativa da população avalia como péssima, a atuação do IPHAN em Cachoeira. Em recente enquete realizada por nosso blog 41% das pessoas que votaram optaram por péssima a atuação do órgão; 34% regular e 23% ótima.
Vale ressaltar também, que apesar de todas as contradições e problemas, o que restou do patrimônio arquitetônico de Cachoeira permanece preservado graças à existência do IPHAN no Brasil.
O IPHAN e Cachoeira II
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Morre o grande líder Chico Pinto
Prefeito convoca audiência pública para prestação de contas
O prefeito de Cachoeira, Fernando Antônio da Silva Pereira, por meio do edital Nº. 01/2008 comunica a todos os segmentos da sociedade que em cumprimento ao Parágrafo 4º, Artigo 9 e Artigo 48 da LRF- Lei de Responsabilidade Fiscal Nº. 101 de 04 de maio de 2000, torna público que realizará Audiência Pública no dia 22 de fevereiro de 2008, às 10 horas no salão nobre da Câmara de Vereadores, destinada a demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre do exercício com as seguintes finalidades: Propiciar a participação de diversos segmentos da sociedade; viabilizar espaços democráticos de participação da sociedade civil na definição de políticas públicas voltadas para a responsabilidade da gestão fiscal; avaliar, discutir o cumprimento das metas fiscais apresentadas. A referida audiência tem como público alvo os vereadores cachoeiranos componentes da comissão permanente da Câmara de Finanças, orçamento e contas e demais membros do Poder Legislativo, em como o povo em geral.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Programação da festa de aniversário de Cachoeira
171 anos da Elevação de Cachoeira à categoria de Cidade
22:00 horas – Nenho e seus Teclados
00:00 horas – Fantasmão
02:00 horas – J. Araújo
22:00 horas – Sedução do Prazer
00:00 horas – VoaDois
02:00 horas – Só as Cabeças
21:00 horas – Chorões do Recôncavo
22:00 horas – Agita Samba
00:00 horas – Chicana
02:00 horas – Leva Nós
16:00 horas – Esmola Cantada
18:00 horas – Samba de Roda Filhos do Caquende
20:00 horas – Pura Malícia
22:00 horas – Vibra Samba
00:00 horas – Kortezia
Creche Escola no Tabuleiro

Jornada Pedagógica em Cachoeira

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Engenheiro pompom
declarou numa emissora de rádio que o PT desempregou um pai de família da Ciretran para dar a vaga a um sobrinho seu advogado "que estaria vindo para Cachoeira para participar do próximo pleito eleitoral"; declarou que prestava "assessoria informal à companheira Carlinda, diretora da Direc 32, com sede em Cruz das Almas"; foi para uma emissora de rádio falar das datas dos vencimentos dos aposentados como se fosse uma autoridade da Previdência Social, demonstrando está preocupado com o movimento do seu estabelecimento comercial;
peregrinou por escolas da rede estadual com um pseudo-empreiteiro à tira-colo para influenciar diretoras na escolha de construtora para fazer reformas dos prédios.
Agora, aparece dando uma de engenheiro civil peruando as obras de requalificação urbana do Porto de Cachoeira, uma obra do Programa Monumenta. O pagador oficial de mico da era Wagner, anda até mesmo com cópias da planta do projeto nas mãos. Empolgado como se fosse uma autoridade anda metendo o bedelho onde não lhe cabe. Esse rapaz está cada dia pior da cebeça; está forçando muito a dupla Tico e Teco. Não demora para dar um curto circuito.
Cachoeira se despede do Pe. Reinaldo

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Câmara inicia trabalhos
Prefeitura restaura sede da APAE

Merenda escolar ganha novas instalações

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Parabéns para o fotógrafo Djalma Bernardo

Beto e Denise Alem, o produtor artístico Valmir Pereira, eu, além de outros velhos e bons amigos. Os convidados foram recepcionados pela esposa do aniversariante, dona Tereza e pelos filhos, o advogado José Luiz da Anunciação Bernardo, e o economista Júlio.
Roubaram mesmo peças raras da igreja do Alecrim
"Quem não se comuncia, se trumbica..."
A ligação teria sido cedo, tempo hábil suficiente para um jornalista preparar uma matéria para ser publicada no dia seguinte. Ocorre que informaram que o superintendente Leonardo Falangola "estava em reunião" e somente às 17 horas, ligaram retornando do IPHAN, quando a matéria já estava em processo de edição.
Isso também já ocorreu comigo várias vezes quando infelizmente apresentei um programa de rádio. Nós ligávamos para pedir informações e, a então superintendente da época, de prenome Etelvina sempre estava "em reunião". Uma das tentativas de falar com o pessoal do IPHAN foi quando a prefeitura, na gestão passada, pintou o Chafariz Imperial com tinta da cor de pêssego. Dona Etelvina não quis conceder entrevista para esclarecer por que o IPHAN havia permitido a pintura. No entanto, são muito ágeis quando o assunto é da conveniência do órgão e não da sociedade.
Por que esse pessoal do IPHAN é tão avesso à comunicação com a sociedade? Perguntar não ofende.
O IPHAN ainda rende comentários
domingo, 10 de fevereiro de 2008
Festa para Ogun em Mangabeira
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Minerva Cachoeirana festeja 125 anos
Educação em ebulição em Cruz das Almas
O babado é forte. Entre as acusações do professor Wesley está a presença e a influência de um certa senhora citada por ele, que não possuiria nenhum vinculo institucional com o referido órgão da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Acho que este negócio de assessoria informal para a Educação no Estado da Bahia é uma invenção do atual governo petista, que anda enchendo de poderes imaginários a cabeça de cabos eleitorais desocupados. Não faz muito tempo, um sujeito destrambelhado que se diz "representante do governo Wagner", foi para um programa de uma emissora de rádio de Cachoeira, de grande audiência, é bom que se frise, dizer que estava "assessorando informalmente a companheira Carlinda na Direc em Cruz das Almas", a mesma que agora está sendo acusada de enfiar os pés pelas mãos no comando de tão importante órgão público como a Direc. O professor Wesley Barbosa, além de tornar público o bafafá que está acontecendo no caldeirão da Direc 32 promete, ainda, adotar medidas legais cabíveis no caso contra gestora petista.
Quanto às supostas insanidades que Carlinda esteja cometendo no comando da Direc, desconfio que deva também ter alguma influência de um certo folclórico( no sentido pejorativo da palavra mesmo) "assessor informal" vinculado ao fictício PT de Cachoeira. O tal "assessor informal" deverá ganhar em breve, o troféu do maior pagador de mico petista da Bahia da era Wagner.
Meu Deus! Deve ter dedo pompom cachoeirano nos ares da Direc em Cruz das Almas. Nossa Senhora do Bonsucesso proteja seus filhos amados desta terra contra a insanidade dessa gente desprovida de juízo! Por aqui agente se apega à Nossa Senhora do Rosário contra esse povo que só conta com dois neuorônios: Tico e Teco.
Cadê as cartilhas?
No dia do referido lançamento não faltaram discursos patrióticos, ensaios de lágrimas e vertigens pelo 'excesso de amor" à Cachoeira, piadinhas para governantes e dirigentes de instituições. Litros e mais litros de azeite de dendê foram utilizados para fritar milhares de acarajés, pelas baianas, devidamente instaladas nas dependências do templo secular, recentemente totalmente restaurado pelo Programa Monumenta. E cadê o objeto de tanta pirotecnia? Alguns minguados exemplares da tão festejada cartilha, foram distribuídos para alguns gatos pingados presentes. E a colossal prometida tiragem que iria para as escolas aonde foi parar? Na realidade, não foi nem impressa até agora.
O regabofe melado de dendê serviu também para o IPHAN festejar os seus 70 anos de fundação. Mas cadê a cartilha? Perguntar não ofende. Com a palavra o pessoal do IPHAN que é avesso fornecer informações para a sociedade.
Cachoeira vai reverenciar orixás das águas

Estão sendo aguardados os mais importantes zeladores de casas de santo das nações ketu, jêje mahi, angola, nagô e ijexá para cerimônia que a cada ano atrai um grande número de adeptos das religiões de matrizes africanas, populares e visitantes. Para realizar a cerimônia, os organizadores contam com o apoio da prefeitura de Cachoeira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que, além de oferecer toda infra-estrutura para o evento, ainda disponibiliza o transporte dos babalorixás, yalorixás e filhos de santo dos terreiros de candomblé das cidades vizinhas.
"Geralmente, cada uma dessas casas realizam seus rituais individualmente, em datas diferentes, mas esta oferenda coletiva necessita do apoio da prefeitura, pois são muitas pessoas que participam", disse o prefeito de Cachoeira, Fernando Antônio da Silva Pereira(PMDB), para justificar a presença do município no ritual religioso.
Os balaios com as oferendas serão transportados a partir das 16 horas, em canoas e barcos de pequeno porte que partem do Porto de Cachoeira, local onde antigamente desembarcaram milhares de negros africanos para trabalhar como escravos engenhos do Recôncavo. Do porto, as embarcações seguem para o local conhecido como a Pedra da Baleia no meio do Rio Paraguaçu.No local considerado sagrado pelo povo de santo, os balaios serão depositados nas águas do Rio Paraguaçu que sofre a influência das marés.
"Cada terreiro prepara o seu próprio balaio com os presentes, de acordo com os seus princípios, mas também, no barracão armado na Praça Teixeira de Freitas, há balaios para que qualquer pessoa leve a sua oferenda", explica a estudante Maria do Santos, 20, iniciada no candomblé desde os doze.
"O presente coletivo consolida, reafirma e simboliza o candomblé como religião e não apenas como expressão cultural ou "folclore" como se poderia pensar. O fato de entregar presente às águas coloca o candomblé como uma religião ritualística demonstrando a sacralidade e o misticismo que o Recôncavo tem e reverencia aquilo que constitui a sua identidade", diz Celso de Jesus Silva, 30 anos, mestrando em Filosofia contemporânea pela UFBA - Universidade Federal da Bahia.
Antes da saída das embarcações, ogãs alabês dos terreiros que vão participar da cerimônia tocarão o xirê em homenagem aos orixás. Após o ritual religioso, três grupos culturais de Cachoeira vão animar o público presente. O Gege Nagô será o primeiro grupo a se apresentar no palco armado na Praça Teixeira de Freitas. Em seguida, a Esmola Cantada, folguedo de origem religiosa católica faz a sua apresentação. O encerramento da programação cultural será com o Samba de Roda Filhos do Caquende. (foto da festa de 2007, de Jomar Lima).
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
Os deuses não cessam de brotar
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Larápios levam imagens sacras de Cachoeira
Sábia Minerva!
Deusa da sabedoria, das artes e da guerra, era filha de Júpiter. Minerva e Neptuno disputaram entre si qual dos dois daria o nome à cidade que Cécropes, rei dos atenienses, havia mandado construir na Ática. Essa honra caberia àquele que fizesse coisa de maior beleza e significado. Minerva, com um golpe de lança, fez nascer da terra uma oliveira em flor, e Neptuno, com um golpe do seu tridente, fez nascer um cavalo alado e fogoso. Os deuses, que presidiram a este duelo, decidiram em favor de Minerva, já que a oliveira florida, além de muito bela, era o símbolo da paz. Assim, a cidade nova da Ática foi chamada Atenas, de Atena, nome que os gregos davam a esta deusa.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Ex - quase tudo
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
MPE pode melar a folia de mascarado
"Ei, você aí! me dá um dinheiro aí. Se não vai dar, você vai ver...". Essa é música carnavalesca predileta de mascarado.
O destino do casarão do IPHAN
Em resposta a Vossa solicitação informamos que o casarão referido, à Rua Benjamin Constant, deverá ser ocupado por esta instituição neste ano que se inicia. A sua nova função está sendo definida em conjunto por esta Superintendência regional e a Presidência do IPHAN. oportunidade, confirmamos a intenção de transformá-lo em hospedaria.
Esta é a resposta da 7ª Superintendência Regional do IPHAN.
Vamos às nossas considerações: No antigo casarão funcionou por quase três décadas ou mais, o Arquivo Público Municipal de Cachoeira. Ao que parece a contragosto dos técnicos do IPHAN porque na primeria oportunidade que tiveram despejaram o arquivo sob a alegação da implantação de uma casa de hospedagem para funicionários do referido órfão federal. É bom não esquecer que não se tem notícais de nenhum técnico do IPHAN morando e trabalhando em Cachoeira. Todos residem em Salvador, visitam a cidade para cumprir as suas funções e rapidamente retornam para a capital. O casarão naquelas proporções e com a estrutura que ganhou com restauração mais se assemelha à uma confortável pousada para muitos hóspedes. O IPHAN reclama que tem funcionários de menos para exercer a sua função na Bahia que é a de fiscalizar e preservar o patrimônio histórico e artístico nacional. Então para quê vai servir mesmo o casarão? Não seria mais uma ação de seperdício de dinheiro, retaliação ou perversidade de humanos pecadores?
Ah, o casarão também poderá funcionar para receber funcionários festeiros do IPHAN em época de festas em Cachoeira como já se viu muito em outra "hospedaria" para técnicos de um certo órgão público que existe na cidade Monumento Nacional.
Em tempo: O acervo do Arquivo Municipal foi parar num sobrado à margem do Rio Paraguaçu, cheio de escadas que dificultam a acessibildiade de idosos e pessoas com necessidades especiais de locomoção. A suposta hospedaria para técnicos permanece fechada.
"Antes constava um comentário de autoria do advogado Luiz da Anunciação Bernardo. Por que você o retirou? O texto é a expressão da verdade. Deveria continuar a fim de que os seus leitores saibam melhor sobre os servidores do Iphan em nossa cidade. Estão para tirar proveito. São reconhecidamente incompetentes!Razão por que não se relacionam bem com a comunidade, nem com os segmentos que integram a nossa sociedade.
Pena você ter excluído o comentário do advogado."
10 de Fevereiro de 2008 15:37
"Tudo indica que será necessário a contratação de Sherlock Homes para investigar o destino do predio restaurado pertencente ao Iphan que abrigava o antigo Arquivo Municipal.'
6 de Fevereiro de 2008 09:37
"Data Venia - esses técnicos do IPHAN se acham ... são incompetentes, insensíveis, frios e atabalhoados, efetivamente não trabalham, vivem em greve o tempo todo, inábeis para a iniciativa privada, só acham emprego no serviço público, que aliás ingressaram, a sua grande maioria, de forma imoral, sem prestar concurso público – ao arrepio do Constituição Federal vigente há mais de 19 anos. Querem uma hospedagem em Cachoeira para passar feriado, ferias e greves. Façamos um movimento de repudio, queremos o Arquivo Público Municipal de Cachoeira no seu velho local e que os técnicos do IPHAM vão para o local onde eles querem botar o Arquivo, ou então que eles vão pros quinto do inferno de onde nunca deveriam ter saído. José Luiz Anunciação Bernardo – OAB/BA n° 10.741"
"Esse Dr. Zé Luiz quando atira, é tiro certeiro, na cabeça".