terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Nova explosão de fogos em Santo Antônio de Jesus faz duas vítimas

Uma tenda de fogos clandestina explodiu nesta manhã de terça feira (26/02/08), às 10h, deixando duas pessoas gravemente feridas em Santo Antônio de Jesus, a 184 km de Salvador. A explosão aconteceu numa serralheria onde funcionava uma produção ilegal de fogos de artifícios. Até o presente momento, nem a Polícia Civil nem o Exército compareceram ao local.


O novo acidente compromete a continuidade da solução amistosa da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, apresentada após a explosão de uma fábrica clandestina que matou de 64 pessoas e deixou outras cinco com graves lesões em 11 de dezembro de 1998. Na ocasião, o Estado brasileiro assumiu a responsabilidade de fiscalizar e coibir a produção clandestina de fogos no Recôncavo Baiano. Após a explosão ocorrida hoje, a ONG Justiça Global, o Movimento 11 de Dezembro, e outras as organizações de direitos humanos de Santo Antônio de Jesus podem solicitar a suspensão da solução amistosa junto à OEA.


Roberto Carlos Barbosa dos Santos, 34 anos e Jefferson Ramos Santana, 14 anos, foram socorridos pela vizinhança e levados para o Hospital Geral do Estado em Salvador. Roberto Carlos Barbosa dos Santos está em estado gravíssimo.

Este é o segundo grave acidente envolvendo a produção clandestina de fogos que ocorre no município de Santo Antônio de Jesus no último ano. Em 27 de março de 2007, ocorreu uma nova explosão, vitimando Sólon dos Passos, 47 anos, que morreu em 11 de junho de 2007.

A gravíssima situação de Santo Antônio de Jesus vem sendo acompanhada pela Comissão de Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).


Em 2001, a ONG Justiça Global, o Fórum de Direitos Humanos de Santo Antonio de Jesus, o Movimento 11 de Dezembro, a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, Ailton José dos Santos, o deputado estadual Yulo Oiticica e o deputado federal Nelson Pellegrino apresentaram a denúncia na OEA contra o Estado brasileiro em razão da morte de 64 pessoas na fábrica clandestina ocorrida em 1998.


O novo acidente em Santo Antônio de Jesus confirma que o Estado brasileiro não tem cumprido as responsabilidades assumidas perante a OEA na audiência realizada em Washington em outubro de 2006. A continuidade da produção ilegal de fogos, que ocorre em sua maioria, em fundos de quintal ou na residência de trabalhadores recrutados pelos grandes produtores, como a família Prazeres Bastos, espelham a total ausência de fiscalização a que o município está submetido.