terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O destino do casarão do IPHAN

Intrigada com o manutenção e preservação do casarão pertencente ao IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , à Rua Bejamin Constant, na Ladeira da Cadeia, restaurado pelo Programa Monumenta, dado como reeinagurado há mais de seis meses, que permanece fechado e sem nenhuma utilidade pública, recebi a seguinte resposta do atual superintendente regional do órgão, Leonardo Falangola:

Em resposta a Vossa solicitação informamos que o casarão referido, à Rua Benjamin Constant, deverá ser ocupado por esta instituição neste ano que se inicia. A sua nova função está sendo definida em conjunto por esta Superintendência regional e a Presidência do IPHAN. oportunidade, confirmamos a intenção de transformá-lo em hospedaria.
Esta é a resposta da 7ª Superintendência Regional do IPHAN.

Vamos às nossas considerações: No antigo casarão funcionou por quase três décadas ou mais, o Arquivo Público Municipal de Cachoeira. Ao que parece a contragosto dos técnicos do IPHAN porque na primeria oportunidade que tiveram despejaram o arquivo sob a alegação da implantação de uma casa de hospedagem para funicionários do referido órfão federal. É bom não esquecer que não se tem notícais de nenhum técnico do IPHAN morando e trabalhando em Cachoeira. Todos residem em Salvador, visitam a cidade para cumprir as suas funções e rapidamente retornam para a capital. O casarão naquelas proporções e com a estrutura que ganhou com restauração mais se assemelha à uma confortável pousada para muitos hóspedes. O IPHAN reclama que tem funcionários de menos para exercer a sua função na Bahia que é a de fiscalizar e preservar o patrimônio histórico e artístico nacional. Então para quê vai servir mesmo o casarão? Não seria mais uma ação de seperdício de dinheiro, retaliação ou perversidade de humanos pecadores?
Ah, o casarão também poderá funcionar para receber funcionários festeiros do IPHAN em época de festas em Cachoeira como já se viu muito em outra "hospedaria" para técnicos de um certo órgão público que existe na cidade Monumento Nacional.

Em tempo: O acervo do Arquivo Municipal foi parar num sobrado à margem do Rio Paraguaçu, cheio de escadas que dificultam a acessibildiade de idosos e pessoas com necessidades especiais de locomoção. A suposta hospedaria para técnicos permanece fechada.