sábado, 9 de fevereiro de 2008

Cadê as cartilhas?

O IPHAN promoveu, não faz muito tempo, um grande evento público nas dependências do Convento da Ordem Terceira do Carmo para fazer o lançamento oficial de uma cartilha voltada para as questões de educação patrimonial tendo com foco principal as vivências e experiências do povo da heróica Cachoeira, cidade Monumento Nacional. A referida cartilha, conforme foi anunciado deverá ser ferramenta importante no processo educativo da população para a preservação do seu patrimônio.

No dia do referido lançamento não faltaram discursos patrióticos, ensaios de lágrimas e vertigens pelo 'excesso de amor" à Cachoeira, piadinhas para governantes e dirigentes de instituições. Litros e mais litros de azeite de dendê foram utilizados para fritar milhares de acarajés, pelas baianas, devidamente instaladas nas dependências do templo secular, recentemente totalmente restaurado pelo Programa Monumenta. E cadê o objeto de tanta pirotecnia? Alguns minguados exemplares da tão festejada cartilha, foram distribuídos para alguns gatos pingados presentes. E a colossal prometida tiragem que iria para as escolas aonde foi parar? Na realidade, não foi nem impressa até agora.

O regabofe melado de dendê serviu também para o IPHAN festejar os seus 70 anos de fundação. Mas cadê a cartilha? Perguntar não ofende. Com a palavra o pessoal do IPHAN que é avesso fornecer informações para a sociedade.