sexta-feira, 4 de abril de 2008

Caminhada deve reunir duas mil pessoas em São Félix

Duas mil pessoas estão sendo esperadas neste domingo, dia 6, para participar da caminhada denominada Agita São Félix, quando se comemora o Dia Mundial das Atividades Físicas. A iniciativa atende a uma convocação do Projeto Agita Mundo, da Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciências e Cultura (Unesco), e acontece nesta mesma data, em diversas cidades do mundo. Em São Félix, cidade do Recôncavo baiano, distante 110 km de Salvador, o evento está sendo organizado pela Coordenação de Esportes da prefeitura pioneira na região em integrar as práticas de atividades físicas, esportivas e de lazer com no sistema municipal de saúde, com apoio do Ministério da Saúde.

A caminhada sairá da Praça Dois de Julho, imediações do hospital da Santa Casa de Misericórdia, às 9 horas, e seguirá pelas ruas centrais de São Félix até o Ginásio de Esportes Cândido Santos no bairro Salva Vidas. Os participantes serão animados por um mini trio elétrico e terão direito a água mineral para hidratar o corpo. Participarão da caminhada, os grupos de idosos que fazem parte do Programa Turma da Orla e freqüentam o Centro Integrado de Promoção à Saúde(CIPS) da Secretaria de Saúde do município, pessoas assistidas pelos seis Postos de Saúde da Família(PSF) que funcionam na sede e zona rural de São Félix.

O professor de Educação Física e coordenador de Esportes de São Félix, Juracy Rocha, responsável pelas ações do Projeto Agita São Félix e Turma da Orla, disse que a caminhada tem como objetivo principal chamar atenção das pessoas da necessidade das práticas de ginástica, esporte e lazer para melhorar a qualidade de vida. " Este será um evento de mobilização e conscientização para todas as pessoas, no sentido de estimular as atividades físicas que ajudam a combater o estresse do cotidiano, a obesidade , além de contribuir para controlar a diabetes e a hipertensão", destacou Rocha.


--