segunda-feira, 14 de abril de 2008

Artesanato abre novas perspectivas para cachoeiranas

Mulheres cachoeiranas estão tendo a oportunidade de aprender uma nova profissão e a chance de obter renda através de seu próprio trabalho. O Instituto Mauá de Cachoeira, órgão vinculado à Secretaria de Educação e Desportos do município, oferece cursos gratuitos de corte e costura, bordado, crochê, pintura e artesanato em geral. O Mauá de Cachoeira funciona com base na proposta de fomentar a produção artesanal local, capacitando as pessoas para que possam trabalhar e ganhar o seu próprio dinheiro, além de contribuir para preservar as tradições culturais do artesanato.

Noelice Melo Pereira da Silva, diretora do órgão desde 2005, disse que nestes últimos anos, o Mauá conseguiu dar mais visibilidade ao trabalho que desenvolve e assim atrair mais pessoas interessadas nos cursos oferecidos anualmente. “Houve um significativo aumento da procura pelos nossos cursos. Nesse período, nos empenhamos em investir ainda mais, na qualidade dos nossos produtos”, destacou Noelice. Nos cursos ministrados, os alunos aprendem confeccionar produtos artesanais e também costura industrial como é caso do curso de confecção de roupas íntimas, biquínis e maiôs.

O sonho de poder abrir um negócio próprio para comercializar peças artesanais foi que motivou a dona de casa Eliane Gomes da Silva, 27 anos, a ser uma das alunas do Instituto Mauá. “Eu nunca trabalhei com artesanato, estou fazendo o curso e já penso até em ter o meu próprio comércio”, contou a aluna. Ana Célia Batista Pereira, 50 anos, também está participando de um dos cursos oferecidos no Mauá. A dona de casa que já produz peças artesanais em casa, disse que está gostando da nova experiência. “O curso que estou fazendo é muito bom. Aprendendo novas técnicas eu também vou pode contribuir para a nossa cultura”, disse Ana Célia. “Quero aprender tudo e depois ganhar dinheiro vendendo as minhas produções”, revelou Maria das Graças Barros Salomão, de 53 anos, uma das 25 alunas do curso de artesanato em geral ministrado por Terezinha Borges dos Santos. Ao todo 94 alunas estão freqüentando os cursos.

O próximo passo do Instituto Mauá para fomentar a produção e a
comercialização de peças artesanais, segundo Noelice será a abertura de uma lojinha para exposição e venda dos produtos confeccionados nos cursos. “Assim estaremos consolidando a proposta de tornar o Mauá um agente de promoção socioeconômico em nosso município”, concluiu a diretora do órgão. As aulas do Instituto Mauá são ministradas nos turnos matutino e vespertino, no Centro de Cultura e Arte de Cachoeira, na Rua Ana Néri, centro histórico da cidade.

Os cursos são ministrados por Dulcelina Miranda de Souza (bordado à mão), Joanita Nasacimento dos Santos (corte e costura), Marinalva Lima de Queiroz (crochê), Terezezinha Borges dos Santos (roupas íntimas, maiôs, biquínis, bonecas, almofadas). O curso de pintura em tecido é ministrado pela diretora do Instituto Mauá, Noelice Melo Pereira da Silva. Também trabalha no Mauá, a funcionária Mírian Brandão dos Reis.