
O convênio firmado entre o município de Cachoeira e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário prevê inicialmente, a disponiblização de dez servidores municipais para trabalhar nas igrejas na recepção de turistas. Os servidores receberão capacitação continuada com orientações históricas sobre os monumentos e a cidade de Cachoeira, noções de turismo, através de aulas que serão ministradas pelo gestor em negócios de Turismo, Cleidson Sá.
Nesta primeira fase de implantação do programa os servidores municipais vão trabalhar na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, Capela de Nossa Senhora d’Ajuda e Conjunto da Ordem Terceira do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Monte Formoso (Rosarinho), todas já restauradas pelo Programa Monumenta.
O convênio também prevê a inclusão da abertura diária da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte, ora em processo de restauração. Cleidson Sá destacou a importância da iniciativa, argumentando que, “monumentos religiosos com o valor histórico e cultural existentes em Cachoeira não podem ficar restrito apenas para as atividades de culto”. Para o gestor de negócios em Turismo, a abertura desses monumentos para visitação deverá dar outra dinâmica ao turismo cultural na cidade histórica. “Todos vão ganhar com isso. Não se pode pensar em turismo em Cachoeira sem as visitas às suas igrejas seculares”, concluiu. (Capela de Nossa Senhora d'Ajuda)