
O genuíno samba de roda do Recôncavo, tombado como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco, e reconhecido patrimônio nacional pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tem presença assegurada na programação elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo do município. Estão confirmados os grupos Filhos do Caquende e o de Dona Dalva, no palco principal da festa.
As tradicionais manifestações populares tão identificadas com o São João e a Feira do Porto estarão animando o público durante os dias da festa no autêntico arraial que será transformado a Praça Teixeira de Freitas, no Centro Histórico.
Neste local, além das apresentações das atrações, o clima de festa junina tradicional, será destacado com a construção de uma casa típica do meio rural, onde serão distribuídos os apreciados licores de Cachoeira, iguarias da culinária junina, como canjica, bolos de milho, tapioca, aipim, carimã, canjica e ainda laranja, milho cozido e amendoin. No denominado palco do arraial da Praça Teixeira de Freitas vão agitar a programação as bandas Tanu Forró, Trio Araponga, Pé de Jaca, Samba de Roda Filhos de Nagô, Vovó Lurdes, Samba de Roda Filhos de Ogun, Bumba meu Boi, Segura a Véia, além das tradicionais quadrilhas juninas. A iniciativa desta programação conta com o apoio da Petrobras em parceria com a prefeitura de Cachoeira.
A festa em Cachoeira começa no dia 21 e se estenderá até o dia 25 de Junho. Da programação oficial do evento consta, também, a realização do Concurso de Música Junina no dia 21 de junho. No distrito de Santiago do Iguape, a prefeitura volta a promover o São Pedro de 27 a 29 de junho com Virgílio, Silvano Sales, Danton e o grupo Ases do Forró, Acarajé com Camarão dentre outras atrações.