sexta-feira, 4 de abril de 2008

I Encontro de Mestres Sambadores Idosos do Recôncavo Baiano

Acontece neste domingo dia 6 de abril, às 9 horas, no Colégio Estadual da Cachoeira, na cidade de Cachoeira (distante 110 km de Salvador) o I Encontro de Mestres Sambadores Idosos do Recôncavo Baiano. A iniciativa é da Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, com o objetivo de reunir mestres sambadores para contribuir com a preservação e difusão desta manifestação. O evento, ainda, segundo a sambadora Dalva Damiana, fundadora do Samba de Roda Suerdieck, um dos mais antigos de Cachoeira, visa oferecer aos sambadores mais antigos a oportunidade de discutir e apresentar suas atividades culturais junto aos seus grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano.

O samba de Roda do Recôncavo Baiano é uma das mais importantes manifestações populares brasileiras. Tal manifestação pode ocorrer em diversas ocasiões, a exemplo das festas ligadas ao catolicismo popular como dos santos gêmeos São Cosme e São Damião, ou também conhecidas como "Caruru Cosme e Damião".

Em 2004 foi inscrito no Livro das Formas Expressões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN). O pedido de registro do Samba de Roda foi encaminhado pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas e pela Associação de Pesquisa e Música Tradicional do Recôncavo. Em 2005 juntamente com outras 43 expressões culturais internacionais, o Samba de Roda foi consagrado Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultural (UNESCO), sendo a primeira expressão musical brasileira a obter o referido reconhecimento.


--