terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cachoeira realiza festa para Yemanjá


O povo de santo de Cachoeira,cidade hitórica do Recôncavo baiano, distante 110km de Salvador, revive, no dia 6 de fevereiro(domingo), a festa em homenagem a Yemanjá com antrega de oferendas para a deusa das águas, no Rio Paraguaçu. A manifestação que reúne todas as casas de santo de Cachoeira e dos demais municípios da região, é uma tradição de mais de meio século, iniciada por antigos líderes espirituais de religiões de matriz africana. A organização do evento é da ACYO(Associação Cultural Yemanjá Ogunté), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Cachoeira, Governo do Estado, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A festa mantém o caráter ritualístico religioso, destacando-se pela integração de terreiros de diversas nações para a entrega coletiva de balaios com presentes para o orixá Yemanjá. No mesmo ritual, os devotos também depositam presentes no rio para homenagear outras entidades do panteão africano, que, conforme, os adeptos do culto afro, habitam as águas.

A programação da festa consta da realização da cerimônia do xirê com cânticos e toques sagrados dos atabaques para os orixás, a partir das 15h, na área do Palco Oficial da Feira do Porto. A saída do cortejo com direção ao Rio Paraguaçu, onde os presentes serão depositados no local conhecido como Pedra da Baleia, está prevista para às 17h. Após a entrega dos presentes haverá shows com os sambas de roda Filhos do Caquende e Esmola Cantada. Consta, ainda, da programação, representação artistica da Puxada de Rede, com artistas populares da cidade de São Félix , e show de encerramento com o grupo musical Gêge Nagô.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - Na sexta-feira, dia 4 de fevereiro, será aberta ao público, às 19h, na Galeria do Ipac, situada na Praça 25 de Junho, a exposição fotográfica “Fé e Religiosidade de um Povo”, do fotógrafo Jomar Lima. A mostra reúne imagens da festa de Yemanjá, catadas pelo fotógrafo em anos anteriores, e faz parte da programação de comemoração do aniversário dos 40 anos de tombamento pelo Iphan de Cachoeira como Cidade Monumento Nacional.