sábado, 15 de janeiro de 2011

VENCEDORA DO PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO, “DESCALÇA?” ESTREIA EM SALVADOR E FEIRA DE SANTANA

Chega à Bahia o espetáculo “Descalça?”, uma divertida montagem sobre o universo feminino com o Grupo Beta de Teatro, do Espírito Santo, sob a direção de Aline Ferraz e Fernando Marques. Serão apenas três apresentações com entrada franca para o público baiano: no dia 20 de janeiro, quinta-feira, na cidade de Feira de Santana, no SESC Feira de Santana/Teatro CDL, às 19h30. Em Salvador, nos dias 21 (sexta) e 22 (sábado), no Teatro SESC/SENAC Pelourinho, às 20 horas. No palco, as atrizes Telma Smith e Lorena Campoi narram ou interpretam histórias do universo feminino, tendo como referência a psicanálise, a literatura e relatos pessoais. Durante 40 minutos elas se revezam em nada menos que 28 personagens que refletem diferentes fases das mulheres. Em cena o público encontrará 28 pares de sapatos, e a cada troca, surge uma nova personagem. “Não se nasce mulher: torna-se”. A famosa frase da escritora francesa Simone de Beauvoir não resume este espetáculo, mas serve bem para apontar alguns de seus pontos cruciais.

Primeira vez na Bahia - “Nós, atrizes do grupo Beta de teatro, estamos ansiosas com as apresentações em Feira de Santana e Salvador. É a primeira vez que o grupo vai para a Bahia, e escolhemos o estado pela fama cultural. Estamos empolgadas com a troca que poderemos fazer com o público baiano, e esperamos que todos se divirtam muito com o espetáculo”, afirmou a atriz Telma Smith. Após cada apresentação o grupo promoverá um bate-papo com o público sobre o espetáculo, seu processo de montagem e as políticas públicas para a cultura, entre outros temas.

Prêmios – “Descalça?” foi vencedora do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008, do Edital de Residência Artística da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo 2009; Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 e ganhou o Edital de Circulação da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo. Graças ao Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, está sendo promovida a circulação de “Descalça?”por cinco regiões brasileiras, em nove cidades, com o total de 15 apresentações gratuitas e bate-papos com o público – principalmente estudantes e pesquisadores de Artes cênicas - sobre o processo colaborativo, a realidade capixaba, a pesquisa e a montagem da peça. Além de Salvador e Feira de Santana, fazem parte da turnê do espetáculo as cidades de Belém, Brasília, Taguatinga, São Paulo, Santo André, Londrina e Maringá.

Capixaba - Descalça? É o primeiro trabalho do Grupo Beta de Teatro e é resultado de dois anos de processo criativo. O grupo capixaba partiu de uma ideia e iniciou pesquisa teórica e prática sobre o assunto; firmou parceria com o Grupo Z de teatro, cujos artistas participaram da montagem. Utilizaram-se do processo colaborativo de criação, por acreditarem na importância dos papéis de todos os artistas envolvidos no processo. Esse projeto permite ao público de outros estados o acesso aos espetáculos produzidos no Espírito Santo, possibilitando também a troca de experiência capixaba com os grupos de teatro das cidades visitadas.

_____________________________