quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Senadora cachoeirana parabeniza cidade pelos 40 anos de tombamento

A senadora eleita Lídice da Mata (PSB) parabeniza a heróica cidade de Cachoeira pelo aniversário de 40 anos do reconhecimento do município como Monumento Nacional pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional. A ocasião será lembrada com uma sessão solene da Câmara de Vereadores, no dia 13 de janeiro (quinta-feira), às 19h. Natural de Cachoeira, Lídice ao longo de sua trajetória política sempre buscou valorizar a cultural do Recôncavo e a preservação da rica história local. Desde de 2008 Cachoeira é no dia 25 de junho sede do Governo baiano. A transferência simbólica foi aprovada pelo governador Jaques Wagner, que sensível a história de luta do povo baiano reencaminhou a Assembleia Legislativa o projeto de autoria da então deputada Lídice da Mata, que concede uma vez por ano a Cachoeira o título de capital da Bahia.

Durante a sessão solene será apresentado o Projeto dos 40 Anos de Cachoeira- Cidade Monumento Nacional que prevê uma série de ações e atividades durante todo o ano. Técnicos farão a exposição do projeto das obras que serão executadas para a implantação do sistema de fiação subterrânea da rede elétrica do Centro Histórico com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PacH), do governo federal em parceria dos governos estadual e municipal.

Preservação – A partir deste ano letivo os alunos da rede municipal de ensino de Cacheira terão aulas sobre Educação Patrimonial, a disciplina foi incluída na grade curricular em cumprimento a lei Municipal nº 818/2009. A cidade de Cachoeira foi convertida a Monumento Nacional por meio do decreto federal Nº. 68045 de 18/01/1971.