quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vila de Belém resgata Terno de Reis


A vila de Belém em Cachoeira celebrará mais uma vez o Terno de Reis, promovido pelo Santuário Arquidiocesano Santo Antonio Galvão. O Terno do Sol, como é conhecido, percorrerá as principais ruas de Belém, sábado, dia 15 de janeiro, às 20h entoando músicas que narram a história do nascimento do menino Jesus.

O terno que estava previsto para acontecer no dia 08 de janeiro, vai ser realizado no dia 15 devido as fortes chuvas do ultimo sábado.

O evento encerra as comemorações do Natal na comunidade de Belém. Este ano, a vizinha cidade de Conceição da Feira será homenageada e a madrinha da festa será Dona Maria da Glória, conhecida como Dona Glorinha, que receberá os foliões em sua casa, dando início a festa.

Resgate

A elevação da Igreja de Nossa Senhora de Belém à Santuário de Frei Galvão foi um fator determinante para o resgate da celebração de Reis. Desde que o antigo seminário de Belém, constituiu-se Santuário, o reitor, padre Hélio Vilas Boas, trabalha insistentemente para dar visibilidade ao local, através das muitas atividades que promove.

Tendo assumido a função de reitor do Santuário, em 2007, padre Helio tem se empenhado em resgatar as manifestações culturais da vila. No meio do cortejo, fantasiado de pastor, ele declara: “O próprio estatuto do Santuário prevê o resgate daquilo que é tradicional na comunidade, as festas religiosas e suas expressões culturais”. "Acho que esse era o desejo do fundador do seminário, padre Alexandre de Gusmão", complementa.

A comunidade acolheu entusiasmada a iniciativa do padre Hélio. Dona Glorinha conta que não chegou a participar de um terno, mas que sua mãe já dançou reis em Belém. Ela afirmou que a iniciativa do padre Hélio é importante "porque revitaliza a comunidade". (Fonte:Pastoral de Comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário)