quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Nota do Sinjorba sobre a Centel da Secretaria de Segurança Pública da Bahia

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) vem a público manifestar sua preocupação com a alteração na forma de divulgação das informações feita pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por meio da Central de Telecomunicações da Polícia (Centel), ocorrida desde a última semana. O Sinjorba entende que estas informações são a base do trabalho de colegas que lidam com a área de segurança em jornais, rádios e televisões, além de constituir em maciço volume do que é veiculado diariamente em blogs e sites do Estado.



Depois de receber inúmeras solicitações de colegas jornalistas das mais variadas mídias, a entidade manteve vários contatos com a assessoria de imprensa da SSP-BA. Ontem (dia 17/1/2011), foi solicitada reunião com o secretário César Nunes, mas, diante do anúncio do governo do Estado sobre a troca do titular da pasta e da urgente necessidade de oferecer uma resposta à imprensa, o Sinjorba emite esta nota pública solicitando diálogo com a SSP para garantir o direito de acesso à informação como representante da categoria que tem o papel de informar a sociedade sobre os problemas enfrentados pelo cidadão e, mais notadamente, sobre a crescente violência que assola Salvador e o Estado da Bahia



Hoje, dia 18/1/2011, o Sinjorba recebeu o posicionamento oficial da SSP sobre o assunto, após reunião mantida pela atual equipe de comunicação da SSP-BA, com o novo secretário, Maurício Teles Barbosa. Este acatou pedido para que no site da secretaria seja feita postagem das ocorrências em tempo real, com acréscimos de informações como idade e endereço completo do local onde ocorreu o fato. Também deverão constar registros de incêndios, acidentes de veículos e tentativas de homicídio, que não constavam nos boletins. Também foi destacado um funcionário por plantão, que atenderá pelo telefone 3115-9378, para esclarecer dúvidas surgidas após a leitura das ocorrências.

O Sinjorba entende que, embora estas decisões signifiquem um avanço diante do quadro inicial da divulgação de apenas quatro boletins diários, as formas de comunicação devem ser constantemente aperfeiçoadas para garantir o amplo acesso da imprensa às informações sobre as questões de segurança e vai se manter em permanente observação para solicitar outras mudanças que se façam necessárias.

Salvador, 18/1/2011


Marjorie da Silva Moura

Presidente do Sinjorba