sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Recordações marcam solenidade dos 40 anos do tombamento de Cachoeira


A solenidade realizada na Câmara de Vereadores em comemoração aos 40 anos de tombamento de Cachoeira como Cidade Monumento Nacional, realizada ontem à noite, foi marcada por momentos de relatos emocionantes de pessoas que participaram do processo de reconhecimento pelo Iphan. O professor Marcelino Gomes de Jesus que integrou o grupo de trabalho para o tombamento da cidade histórica, ao ser homenageado, lembrou da resistência de alguns cachoeiranos que não admitiam as obras de restauração em suas casas com fachadas já descaracterizadas.
Ainda em seu relato, Gomes de Jesus, revelou detalhes do movimento que culminou com o tombamento da cidade em 13 de janeiro de 1971, citando pessoas importantes como o professor Agostinho Silva, o antropólogo Roberto Pinho, além do então deputado estadual Edvaldo Brandão Correia. A comissão organizadora das comemorações dos 40 anos do tombamento de Cachoeira, além de Marcelino Gomes de Jesus, prestou homenagem à professora Yolanda Pereira Gomes, e in memoriun ao ex-deputado Edvaldo Brandão Correia e ao senhor Manoel Martins Gomes.
A solenidade contou com as presenças do prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, do vice Wilson Souza do Lago, representante da Superintendência Regional do Iphan, do presidente da Câmara, Júlio Cesar Costa Sampaio, vereadores Carlos Pereira, José Carlos Matos Silva, Luiz Carlos de Freitas Monteiro, Angélica Sapucaia e Maria Lúcia Costa Santos. A sessão também foi prestigiada por secretários municipais, educadores, lideranças comunitárias e dirigentes de entidades civis. O evento foi coordenado pelo secretário de Cultura eTurismo, Lourival Trindade com o apoio de Jomar Lima e da pesquisadora Maria da Paz.