sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Projeto Camelo completa um ano hoje


Para comemorar o primeiro aniversário do Projeto Camelo, a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Cachoeira, gestora da iniciativa, promove nesta sexta-feira, uma programação recretiva com a realização de torneios esportivos na quadra municipal e uma festa de confraternização para encerrar a programação. Atualmente, 160 acrianças de diversas áreas da cidade, são assistidas pelo projeto, na sua sede situada no bairro Curiachito.

O Projeto Camelo atua na questão de prevenção do consumo de drogas mediante a comprovação do aumento do uso de substâncias piscoativas ou envolvimento de crianças e adolescentes da comunidade de Cachoeira(distante 110km de Salvador). Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto, constam atividades que contemplam orientações e encaminhamentos para aqueles que já fazem uso destas substâncias.

O Projeto, também atua junto às famílias dos jovens e adolecescentes assistidos. A secretária da Assistência Social do município, Adriana Santos Silva, informa que o público alvo é composto de jovens e adolescentes encaminhados pelo Conselho Tutelar, instituições não-governamentais que trabalham com estes segmentos, além da demanda espontânea.

O Projeto Camelo oferece cursos e oficinas culturais, capoeira, teatro, oficina de percussão e práticas esportivas em diversas modalidades, além de outras atividades socioculturais como palestras e lazer.

As ações do Projeto Camelo resultam da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar de Cachoeira e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) sendo mantido com provenientes do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, capptados por meio de convênio firmado com a o Instituto Votorantin. Implantado há um ano, tem como metas restaurar e prevenir a violação de direitos, além de promover ações para estimular capacidades de exercer atividades laborativas, visando o fortalecimento do convívio familiar e comunitário.