DIVERSIDADE - alzira.jornalista@gmail.com PROGRAMA ALZIRA COSTA de 2ª a 6ª das 12 às 13h. www.paraguassufm.com.br
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Enxofre
Pré-vestibular gratuito começa quarta-feira
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Crime organizado já matou 141 jornalistas em dez anos, diz ONG
Segundo a ONG, no mundo pós-Guerra Fria as principais ameaças à imprensa são as máfias, os cartéis de drogas e os grupos paramilitares dedicados ao contrabando.
O relatório destaca o avanço do tráfico de drogas no Brasil e cita as dificuldades para investigar os crimes na região da chamada tríplice fronteira.(Direto da Fonte)
Bodas

Prorrogadas as inscrições do concurso para técnicos-administrativos para a UFRB
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
PREFEITO E VEREADORES VÃO AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PEDIR SOLUÇÃO CONTRA ONDA DE VIOLÊNCIA EM CACHOEIRA
A questão da segurança pública em Cachoeira será discutida em audiência pública na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, às 19h. A reunião está sendo convocada pela ONG A Cidadã. O tema da audiência teve atrair um grande número de pessoas, já que a violência está mobilizando todos os segmentos da sociedade local, além das autoridades.
No sábado e domingo aconteceram doze casos de roubos e assaltos. De acordo com as vítimas, os bandidos estavam portando armas de fogo. O clima de insegurança que vive Cachoeira tem sido tema dominante das conversas em todos os locais da cidade. Na Câmara Municipal, o assunto foi abordado por todos os vereadores em seus pronunciamentos na sessão ordinária de ontem à noite. Os edis fizeram duras críticas à segurança pública do estado e cobraram providências ao governador Jaques Wagner para crise da segurança pública no município. O vereador Carlos Menezes Pereira, disse que a população de Cachoeira não suporta mais conviver com tanta violência. “Não é justo que as pessoas honestas e trabalhadoras continuem à mercê da bandidagem; é preciso respostas concretas para acabar com essa sensação de impunidade”, enfatizou.
Divulgadas as vencedoras da 7ª edição do Troféu Mulher IMPRENSA
Neste ano, a premiação reconheceu a atuação de jornalistas que já foram homenageadas em outras edições e também de profissionais que, até poucos meses, eram desconhecidas do grande público.
É o caso da jornalista independente Natalia Viana, vencedora da categoria "Repórter de Site de Notícias", que chegou a ser indicada na categoria "Repórter de Impresso", em 2005, quando atuava pela revista Caros Amigos. Oficialmente declarada como a representante do controverso Wikileaks, no Brasil, Natalia ganhou notoriedade ao inaugurar um blog associado à revista CartaCapital em que mantinha a imprensa nacional informada sobre a saga de Julian Assange.
Ganhadora da categoria "Repórter Fotográfica de Jornal ou Revista", Ana Araujo, fotógrafa freelencer, reitera o reconhecimento do prêmio pelo trabalho excepcional e carisma junto ao público, fatores que necessariamente não se relacionam com o veículo pelo qual a profissional atua.
Também estreantes na galeria das vitoriosas do Troféu Mulher IMPRENSA, Alexandra Fiori, da Agência Radioweb, vence na categoria "Diretora de Redação" e Maria Lima, de O Globo, em "Repórter de Jornal". Assim como Ana Araujo, as duas mantêm média de 100%: primeira indicação; primeira vitória.
Finalista da 6ª edição do prêmio, a jornalista Renata Vasconcellos, do "Bom Dia Brasil", da Globo, foi novamente indicada na 7ª edição, mas desta vez levou na categoria "Âncora de Telejornal". Mesmo caso de Consuelo Dieguez, da revista Piauí, vencedora da categoria "Repórter de Revista", e de Tatiana Vasconcellos, da BandNews FM, homenageada com a premiação em "Âncora de Rádio".
Ainda na leva das indicadas em outras edições, Roberta Santo, da A!Fonte Comunicação Integrada, venceu em "Assessoria de Imprensa", bem como Bia Kunze, do Blog Garota sem Fio, que levou na categoria "Jornalista de Mídias Sociais". Destaque também para Cátia Toffoletto, finalista em 2010 que, nesta edição, com o nome fortalecido por seu trabalho e pela indicação anterior, venceu na categoria "Repórter de Rádio".
Como não poderia deixar de ser, o Troféu Mulher IMPRENSA volta a homenagear os nomes fortes do jornalismo que, ano após ano, mantêm a excelência de seu trabalho.
Destaque para a veterana da premiação Mônica Bergamo que, nesta edição, venceu em duas categorias, como "Colunista de Impresso", por sua atuação no jornal Folha de S.Paulo, e como "Comentarista/Colunista de Rádio", por participação na BandNews. Com exceção da 2ª e 3ª edições, nas demais Monica sempre venceu em alguma categoria.
Miriam Leitão, do Grupo O Globo, é vitoriosa, pela quarta vez, como "Comentarista/Colunista de TV". E, na 5ª edição, levou ainda como "Colunista de Jornalismo Impresso".
Concorrente pelo segundo ano, Monalisa Perrone, da Globo, vence novamente como "Repórter de Telejornal".
Para ter acesso às vencedoras, acesse o site da 7ª Edição do Troféu Mulher IMPRENSA, promovido pela Revista e Portal IMPRENSA em parceria com Maxpress e Club A e com o patrocínio do Itaú.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Violência assusta moradores de Cachoeira
Na sexta-feira da semana passada, o comerciante Jorge Leite, foi atacado por cinco elementos, mascarado que tentaram assaltá-lo, na porta da casa dele. O comerciante contou que estava na porta de casa em companhia da esposa, depois de fechar a pizzaria da qual é proprietário, no centro da cidade. O grupo surpreendeu o casal querendo tomar a bolsa que estava com o dinheiro obtido com a venda do dia. O comerciante reagiu entrando em luta corporal com os bandidos que fugiram sem levar anda. Jorge Leite comunicou fato no módulo da Polícia Militar, logo após o episódio, mas os bandidos escaparam.
A situação de insegurança chegou a tal ponto, que uma igreja evangélica, localizada no bairro da Matinha, sofreu um arrombamento durante a madrugada. Os ladrões roubaram doze cadeiras plásticas do templo, além do equipamento de sonorização utilizado nos cultos.Ontem, após uma operação em conjunto com as policias Militar e Civil, foram presos dois elementos suspeitos das práticas de assaltos em Cachoeira. Os bandidos se encontram presos na carceragem da Delegacia de Polícia.
O prefeito do município de Cachoeira, Fernando Antônio da Silva Pereira,manifestou publicamente a sua preocupação com afalta de segurança para a população e adiantou que vai cobrar do novo secretário de segurança Pública do Estado, mais empenho no combate ao crime."As pessoas estão assutadas e clamam por providências.Nós vamos levar ao conhecimento do secretário Maurício Barbosa, o que está ocorrendo em cachoeira que vem deixando alarmada toda sociedade", disse o prefeito.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Centros serão referência a tratamento do crack e outras drogas
Prefeitura oferece pré-vestibular gratuito em Cachoeira
As inscrições serão efetuadas nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro na sede Secretaria de Assistência Social, no Largo da Ajuda, no horário das 8 às 13 horas.
Serão exigidas no ato da inscrição cópias dos documentos:
Cópia de: CPF; RG; Comprovante de residência e duas fotos 3x4.
É necessário que o candidato à vaga tenha concluído ou esteja concluindo o terceiro ano do ensino médio e sejam oriundos de escolas da rede pública.
As aulas terão início no dia 1º de março de 2011 nos turnos vespertino e noturno.
Encerramento de cursos

Nota do Sinjorba e Aguirre Peixoto
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA) vem a público compartilhar com a redação de A TARDE o sentimento de dever cumprido oriundo da reintegração do jornalista Aguirre Peixoto, após a ampla mobilização dentro da empresa e através das redes sociais.
A direção da entidade entende que a decisão do Grupo A TARDE mostrou sintonia da Empresa com a sociedade baiana, com representantes de grupos de jornalistas, de entidades de outras categorias profissinais e com o cidadão em geral, que se manifestaram das mais variadas formas. O senso comum de Justiça prevaleceu e todos que fizeram parte deste movimento saem mais fortalecidos e conscientes que o caminho para o entendimento passa pela negociação e pelo bom senso.
O jornalista Aguirre Peixoto agradece o empenho dos colegas para que a mobilização contra sua demissão alcançasse este desfecho. Por meio do
sindicato, ele considerou essenciais as manifestações de solidariedade recebidas e ressalta que a sua reintegração à empresa só confirma que
não houve nenhum erro nas suas reportagens. Sua decisão de retorno deve-se tanto às manifestações de apoio recebidas quanto à vontade de
continuar a luta a favor da informação de interesse público, sempre pautado pelos principais éticos da nossa profissão.
As lutas da categoria vão continuar e o SINJORBA se mantém atento e pronto a prestar sua colaboração no interesse dos jornalistas e da atividade profissional que é nossa razão de ser.
Salvador, 18/02/2011.
Marjorie da Silva Moura
Presidente do SINJORBAsexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Quem luta conquista
Em assembléia realizada nesta quinta-feira (17), os jornalistas do jornal A Tarde e a direção do Sindicato dos Jornalistas da Bahia comemoraram a reversão da posição da direção da empresa, que no último dia 8 demitiu o jornalista Aguirre Peixoto por suposta pressão de grupos do mercado imobiliário. Ele retoma suas atividades no dia 28 de fevereiro. Os trabalhadores permanecem em Estado de Alerta em função do processo de mudanças na gestão do jornal.
O repórter Aguirre Peixoto foi demitido no dia 8 de fevereiro por supostas pressões do setor imobiliário, insatisfeito com a série de reportagens produzidas pelo jornalista dando conta de irregularidades na implantação da Tecnovia, antigo Parque Tecnológico, do governo baiano, que está sendo construído na Avenida Paralela. Entre as irregularidades apontadas estava a devastação da Mata Atlântica, que gerou ações por parte do Ibama e do Ministério Público Federal. Surpreendido com a posição da direção do jornal, o então editor-chefe do veículo, Florisvaldo Matos, pediu demissão dois dias depois.
Indignados com a demissão de Peixoto, já no dia 8 os jornalistas pararam a redação do Jornal A Tarde por mais de duas horas. Uma comissão formada por representantes do Sindicato dos Jornalistas e jornalistas da redação desenvolveu negociações com a direção do jornal. As mobilizações dos profissionais prosseguiram e a denúncia ganhou repercussão nacional e internacional.
Já no dia 11 de fevereiro, o novo editor-chefe do matutino, Ricardo Mendes, anunciou que a direção da empresa retrocedeu de sua posição, mas ficaria suspenso por 30 dias, podendo voltar após este período. Tal anúncio não satisfez os jornalistas, que exigiram o retorno do colega sem nenhuma posição.
Vitória emblemática
Marjorie Moura, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia e Vice-presidente Regional Nordeste II da FENAJ, informou nesta quinta-feira que, após idas e vindas, a direção da empresa chegou a um termo comum com as exigências do movimento. Aguirre Peixoto terá os dias parados abonados e, como tem diversas horas de folga a ver no Banco de Horas da empresa, só retornará normalmente ao trabalho no dia 28 de fevereiro.
“Foi uma vitória emblemática da categoria diante de um processo de demissão arbitrário”, comemora Marjorie, lamentando, porém, o pedido de demissão de Florisvaldo Matos, profissional com longa trajetória no jornalismo baiano. Ela informa, também, que a categoria permanecerá em Estado de Alerta, em função do processo de mudanças vivido pelo jornal. “Ao que se sabe está havendo uma discussão entre os acionistas e deverão ocorrer mudanças na direção da empresa”, conta, informando que os jornalistas reivindicam maior valorização.
Com a data-base dos jornalistas em maio, a direção do Sindicato inicia as negociações com a direção de A Tarde em março.
Em assembléia realizada nesta quinta-feira (17), os jornalistas do jornal A Tarde e a direção do Sindicato dos Jornalistas da Bahia comemoraram a reversão da posição da direção da empresa, que no último dia 8 demitiu o jornalista Aguirre Peixoto por suposta pressão de grupos do mercado imobiliário. Ele retoma suas atividades no dia 28 de fevereiro. Os trabalhadores permanecem em Estado de Alerta em função do processo de mudanças na gestão do jornal.
O repórter Aguirre Peixoto foi demitido no dia 8 de fevereiro por supostas pressões do setor imobiliário, insatisfeito com a série de reportagens produzidas pelo jornalista dando conta de irregularidades na implantação da Tecnovia, antigo Parque Tecnológico, do governo baiano, que está sendo construído na Avenida Paralela. Entre as irregularidades apontadas estava a devastação da Mata Atlântica, que gerou ações por parte do Ibama e do Ministério Público Federal. Surpreendido com a posição da direção do jornal, o então editor-chefe do veículo, Florisvaldo Matos, pediu demissão dois dias depois.
Indignados com a demissão de Peixoto, já no dia 8 os jornalistas pararam a redação do Jornal A Tarde por mais de duas horas. Uma comissão formada por representantes do Sindicato dos Jornalistas e jornalistas da redação desenvolveu negociações com a direção do jornal. As mobilizações dos profissionais prosseguiram e a denúncia ganhou repercussão nacional e internacional.
Já no dia 11 de fevereiro, o novo editor-chefe do matutino, Ricardo Mendes, anunciou que a direção da empresa retrocedeu de sua posição, mas ficaria suspenso por 30 dias, podendo voltar após este período. Tal anúncio não satisfez os jornalistas, que exigiram o retorno do colega sem nenhuma posição.
Vitória emblemática
Marjorie Moura, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia e Vice-presidente Regional Nordeste II da FENAJ, informou nesta quinta-feira que, após idas e vindas, a direção da empresa chegou a um termo comum com as exigências do movimento. Aguirre Peixoto terá os dias parados abonados e, como tem diversas horas de folga a ver no Banco de Horas da empresa, só retornará normalmente ao trabalho no dia 28 de fevereiro.
“Foi uma vitória emblemática da categoria diante de um processo de demissão arbitrário”, comemora Marjorie, lamentando, porém, o pedido de demissão de Florisvaldo Matos, profissional com longa trajetória no jornalismo baiano. Ela informa, também, que a categoria permanecerá em Estado de Alerta, em função do processo de mudanças vivido pelo jornal. “Ao que se sabe está havendo uma discussão entre os acionistas e deverão ocorrer mudanças na direção da empresa”, conta, informando que os jornalistas reivindicam maior valorização.
Com a data-base dos jornalistas em maio, a direção do Sindicato inicia as negociações com a direção de A Tarde em março.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Mostra em Juazeiro exibe vídeos produzidos
A ação, promovida pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB, no município, inicia o ciclo de exibições de videodocumentários produzidos pelos estudantes do curso de jornalismo em multimeios da unidade.
Na quarta edição da mostra, o público terá a oportunidade de dialogar com a cineasta pernambucana, Maria Pessôa, diretora do curta Diários do coque, e também de assistir aos quatro filmes dirigidos por estudantes do DCH, que abordam temas sobre o Vale do São Francisco. A entrada é franca.
Secretaria promove exposição de artesanato na Câmara de Vereadores
Na sede, as alunas aprenderam a técnica do bordado russo para a decoração de conjuntos para banheiros, tapetes, caminho de mesa, toalhas e guardanapos. O curso foi ministrado no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro da Rua da Feira. Na zona rural, mulheres da comunidade do Buraco da Raposa, no distrito da Opalma participaram do curso de artesanato e aprenderam confeccionar bonecas, flores e outros objetos decorativos.
A oferta de cursos para a qualificação de mão de obra feminina, segundo a secretária da Assistência Social de Cachoeira, Adriana Santos Silva, faz parte do conjunto de ações desenvolvida pela secretaria para proporcionar a complementação de renda das famílias de baixa renda que estão inseridas em programas sociais. Os cursos são gratuitos e todo o material utilizado é doado pela Secretaria. As peças confeccionadas ficam com as alunas para a comercialização.
Para marcar o encerramento dos cursos de artesanato e bordado oferecido para duas turmas de mulheres da sede e da zona rural de Cachoeira (distante 110 km de Salvador), a Secretaria de Assistência Social do município, estará promovendo na próxima sexta-feira, dia 19, na Câmara de Vereadores, exposição com todas as peças confeccionadas pelas alunas. Ao todo foram beneficiadas 40 mulheres com a iniciativa da Secretaria.
Na sede, as alunas aprenderam a técnica do bordado russo para a decoração de conjuntos para banheiros, tapetes, caminho de mesa, toalhas e guardanapos. O curso foi ministrado no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro da Rua da Feira. Na zona rural, mulheres da comunidade do Buraco da Raposa, no distrito da Opalma participaram do curso de artesanato e aprenderam confeccionar bonecas, flores e outros objetos decorativos.
A oferta de cursos para a qualificação de mão de obra feminina, segundo a secretária da Assistência Social de Cachoeira, Adriana Santos Silva, faz parte do conjunto de ações desenvolvida pela secretaria para proporcionar a complementação de renda das famílias de baixa renda que estão inseridas em programas sociais. Os cursos são gratuitos e todo o material utilizado é doado pela Secretaria. As peças confeccionadas ficam com as alunas para a comercialização.
Lei Maria da Penha será destaque na terça-feira de Carnaval
MUSICAL INFANTOJUVENIL “É MEU, É SEU, É NOSSO!”
A montagem é um musical para todas as idades que mostra a luta de um menino para vencer um problema de saúde. Nessa sua trajetória conta com a força da família e dos amigos e é esta solidariedade que cria a esperança de uma vitória. . A trilha sonora assinada por Heraldo Souza (“Os Prequetés”, “Quem Conta, Faz-de-Conta!”) é executada ao vivo pelos atores-cantores. O texto de Deolindo Checcucci (“O Voo da Asa Branca”, “Raul Seixas”, “Irmâ Dulce’) estreou em 2009.
Grandes atrações na Festa do Bonfim em Muritiba
Amanda, que já comandou os vocais da banda Timbalada, vem apresentar ao público do Recôncavo seu trabalho em carreira solo. “ElectroAxé, ritmo batizado por Amanda e apadrinhado por Carlinhos Brown, animará a programação da noite de sábado, dia 19.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
GESTÃO PÚBLICA NA UFRB: A BUSCA DA EXCELÊNCIA
A iniciativa faz parte dos preparativos para que a UFRB possa aderir ao programa e, com isso, passe a utilizar estas ferramentas de organização, assumindo institucionalmente a meta de alcançar padrões de excelência na gestão e melhorando cada vez mais a prestação dos serviços disponibilizados à população.
Para o coordenador da Rede Nacional de Gestão Pública, Humberto Brandão, a iniciativa da UFRB “vem atender aos propósitos do programa GesPública, no sentido de possibilitar um atendimento mais adequado ao cidadão e à sociedade. A iniciativa é ainda mais importante, vinda de um segmento tão essencial para o país, como a universidade pública”.
As entidades que aderiram ao GesPública se comprometem a buscar a excelência na gestão, através da implantação gradativa de diversas ferramentas, a exemplo da Carta de Serviços, a Avaliação Continuada, Gestão de Processos, Guia “d” Simplificação, Indicadores de Gestão e Pesquisa de Satisfação (IPPS).
O objetivo da UFRB é melhorar a qualidade do serviço prestado à sociedade.
“Nosso desafio é incorporar estas ferramentas de gestão à nossa prática administrativa de modo a fazer com que a UFRB alcance padrões internacionais de gestão pública, melhorando exponencialmente a qualidade do serviço que prestamos à sociedade e alcançando os resultados que planejamos”, afirmou o reitor Paulo Gabriel Nacif. “É fundamental que criemos a cultura da eficiência, tanto na gestão acadêmica quanto na gestão administrativa, sobretudo numa universidade nova como a UFRB”, concluiu o reitor da UFRB.
A consultora de Gestão do GesPública, Suzana Cruz, dá um exemplo dos benefícios da iniciativa. “Com o mapeamento dos processos a universidade poderá otimizar seus recursos e melhorar seus resultados, acrescentando qualidade no serviço público prestado”, salientou a consultora.
O programa GesPública foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005, sendo o resultado da busca por construir organizações públicas orientadas para resultados, com foco no cidadão.
A finalidade do Gespública é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados, mediante melhoria contínua da gestão, no rumo da excelência.
FONTE: ASCOM/UFRB
GESTÃO PÚBLICA NA UFRB: A BUSCA DA EXCELÊNCIA
A iniciativa faz parte dos preparativos para que a UFRB possa aderir ao programa e, com isso, passe a utilizar estas ferramentas de organização, assumindo institucionalmente a meta de alcançar padrões de excelência na gestão e melhorando cada vez mais a prestação dos serviços disponibilizados à população.
Para o coordenador da Rede Nacional de Gestão Pública, Humberto Brandão, a iniciativa da UFRB “vem atender aos propósitos do programa GesPública, no sentido de possibilitar um atendimento mais adequado ao cidadão e à sociedade. A iniciativa é ainda mais importante, vinda de um segmento tão essencial para o país, como a universidade pública”.
As entidades que aderiram ao GesPública se comprometem a buscar a excelência na gestão, através da implantação gradativa de diversas ferramentas, a exemplo da Carta de Serviços, a Avaliação Continuada, Gestão de Processos, Guia “d” Simplificação, Indicadores de Gestão e Pesquisa de Satisfação (IPPS).
O objetivo da UFRB é melhorar a qualidade do serviço prestado à sociedade.
“Nosso desafio é incorporar estas ferramentas de gestão à nossa prática administrativa de modo a fazer com que a UFRB alcance padrões internacionais de gestão pública, melhorando exponencialmente a qualidade do serviço que prestamos à sociedade e alcançando os resultados que planejamos”, afirmou o reitor Paulo Gabriel Nacif. “É fundamental que criemos a cultura da eficiência, tanto na gestão acadêmica quanto na gestão administrativa, sobretudo numa universidade nova como a UFRB”, concluiu o reitor da UFRB.
A consultora de Gestão do GesPública, Suzana Cruz, dá um exemplo dos benefícios da iniciativa. “Com o mapeamento dos processos a universidade poderá otimizar seus recursos e melhorar seus resultados, acrescentando qualidade no serviço público prestado”, salientou a consultora.
O programa GesPública foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005, sendo o resultado da busca por construir organizações públicas orientadas para resultados, com foco no cidadão.
A finalidade do Gespública é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados, mediante melhoria contínua da gestão, no rumo da excelência.
FONTE: ASCOM/UFRB
Site de A TARDE é alvo de hackeres
Até agora, nenhum hacker conseguiu deixar mensagem ou manifesto na página inicial do portal A Tarde Online. No entanto, desde o início dos ataques, o site já saiu do ar diversas vezes e até mesmo a rede interna da empresa está sendo afetada.
Para tentar contornar a ameaça, fornecedor do link de acesso à internet utilizado pelo jornal foi trocado, mas a medida não surtiu efeito. Os ataques têm origem em países do exterior, indicativo de que um ou mais grupos de hackers podem estar tentando retaliar o jornal pela prática de censura.(Fonte(Gente&Mercado)
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Amigos da gastronomia

Quilombolas da Bacia do Iguape festejam conquista de trator

Representantes de diversas comunidades quilombolas da região da Bacia do Iguape, festejaram ontem à noite, no Engenho da Ponte, a entrega oficial de um trator para o preparo do solo para o plantio. O equipamento no valor de R$ 130 mil, foi entregue pelo prefeito Tato Pereira aos representantes das associações comunitárias que irão utilizá-lo. Foi construído também no Engenho da Ponte, uma garagem para o trator. Além do prefeito Tato Pereira, participaram do ato, os vereadores, Carlos Pereira, Wendel Chaves, os secretários municipais Edgar Moura, Mamede Dayube Neto e mais lideranças comuntárias do Engenho da Ponte, Caonge, Calembá, Engenho da Praia, Dendê, Calolé e Terra Vermelha.
Ainda na oportunidade. foi entregue aos católicos da comunidade do Engenho da Ponte, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição restaurada pela prefeitura municipal.
Nota do Sinjorba sobre Jornal A TARDE
O Sinjorba participa na próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro, as 14 horas, de reunião com a redação de A TARDE para tratar dos desdobramentos ocorridos com o anúncio da diretoria da empresa de reintegrar o jornalista Aguirre Peixoto, demitido no ínicio desta semana sem justificativa clara e que gerou uma paralisção de duas horas e meias da categoria, assembléias e diversas manifestações. A condição da empresa de que o colega seja punido com suspensão de 30 dias vai ser tratada na reunião, além de questões como o que fazer durante o período em que se aguarda que a empresa divulgue em documento, a linha editorial do jornal.
A diretoria do SINJORBA vem a público, como já o fez pessoalmente, lamentar profundamente a saída do Editor Chefe do Jornal A TARDE, Florisvaldo Mattos, professor de incontáveis gerações de profissionais e referencial jornalistico para a redação.
Toda categoria funciona perfeitamente quando mescla a experiência profissional a impetuosidade dos jovens profissionais. O SINJORBA entende que neste episódio os representantes destes jornalistas foram atingidos, mas acredita ser possível redefinir os fatos para que o trabalho jornalístico não seja cerceado, nem constrangido.
Marjorie da Silva Moura
Presidente do SINJORBA
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Liceu de Artes será nova sede da Funceb
Herdeiros vão se afastar do Jornal A Tarde
Finalmente convencidos da falta de capacidade administrativa, parte da terceira geração do Grupo A Tarde, detentora da maior fatia de capital da empresa (leia-se Sylvio Simões e Renato Simões Filho) decidiu que é hora de entregar o comando da empresa a gestores profissionais e passar a integrar um conselho. Desde o início deste ano, duas consultorias – o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) e a Cases i Associats – trabalham visando a reestruturação organizacional do grupo.
A decisão de deixar o comando da empresa ainda não foi anunciada oficialmente, mas teria sido confirmada pelo próprio Sylvio Simões no calor da crise interna e de imagem criada pela demissão do repórter Aguirre Peixoto, por suposta pressão de empresários do setor imobiliário insatisfeitos com o teor de reportagens sobre a obra do Parque Tecnológico, em Salvador.
A demissão do jornalista acabou evidenciando o clima nada tranquilo em que essa transição deverá ser feita. Em entrevista publicada nesta quarta-feira (9/2) pelo Terra Magazine, Sylvio Simões admite que as mudanças provocaram conflito interno. “O tempo vai exatamente demonstrar que foi muito mais uma questão de relações de poder interno”, afirmou.
A questão a que Sylvio se refere está relacionada com outro herdeiro e sócio minoritário do grupo, o jornalista Ranulfo Bocayuva, que não aceitaria a ideia de ser afastado da direção de jornalismo. No entanto, a demissão arbitrária do repórter, motivada por supostos “erros” identificados apenas por Sylvio e Renato, mostrou que Ranulfo perdeu poder e está enfraquecido. ”O problema é que não podemos demitir sócio”, teria comentado Sylvio Simões, revelando o clima tenso vivido entre os herdeiros do Grupo A Tarde.
Movimento – Nesta quinta-feira (10/2), uma comissão de funcionários de A Tarde fará a primeira reunião com a direção da empresa após o protesto que parou a redação por duas horas e meia na tarde desta quarta-feira (9/2). O grupo quer uma explicação para a demissão de Aguirre e tentará negociar a reintegração do repórter. Outro ponto da pauta é a linha editorial do jornal. Os jornalistas querem que a direção de A Tarde adote posição clara acerca de assuntos que não devem ser objeto de reportagem.(Fonte: Gente&Mercado)
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Descobertas pinturas valiosas na Pousada da Ajuda
As obras de restauração que estão sendo realizadas no antigo sobrado onde funciona a Pousada da Ajuda, no centro histórico de Cachoeira, permitiram a descoberta de pinturas decorativas em toda extensão das paredes do corredor. A decoração em forma de painéis pintados com a técnica escaiole, a mesma descoberta recentemente por restauradores na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a matriz de Cachoeira. A técnica escaiole utilizada pelos artistas para pintar as paredes, imita o mármore.
O proprietário da Pousada da Ajuda, o empresário Juracy Cunha Rocha conta que a obra descoberta estava escondida debaixo diversas camadas de tintas. A beleza encoberta por vários anos foi revelada após uma intervenção de um operário que lixava as paredes do corredor do imóvel para realizar nova pintura. Agora, com a descoberta, o empresário Juracy Rocha disse que não vai pintar mais local, e que deixará os painéis à mostra. “As pinturas descobertas agregam mais um atrativo ao sobrado que já possui grande valor arquitetônico”, justificou.
Tombada como Monumento Nacional pelo IPHAN em 13 de janeiro de 1970, a cidade de Cachoeira preserva preciosidades arquitetônicas dos séculos XVII, XVIII e IX, como igrejas, prédios públicos e particulares. Descobertas de obras artísticas, principalmente de pinturas decorativas em paredes de imóveis da cidade histórica chamam sempre a atenção de restauradores. As pinturas encontradas na Pousada da Ajuda, eram comuns nas residências das famílias abastadas.
Juracy Rocha também revelou que pretende viabilizar meios de restaurar as pinturas artísticas que valorizam ainda mais o patrimônio que pertence à sua família há várias gerações. A notícia da descoberta da obra de arte provocou uma grande curiosidade entre os hóspedes da Pousada da Ajuda e de moradores da cidade interessados em preservação patrimonial. A descoberta, segundo o empresário será comunicada ao IPAC(Instituto do Patrimônio Artístico) e ao IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Secretário Alex Kaorner será homenageado
A medalha será entregue em sessão solene ao final do XXXVIII Simpósio Brasileiro de prefeitos, vereadores secretários e assessores municipais, a ser realizada no dia 26 de 2011, no auditório do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia CREA-BA, situado à Rua Prof. Aloisio de Carvalho Filho, 402 Engenho Velho de Brotas, em Salvador.
Jornalista Aguirre Peixoto recebe solidariedade de vereadores
Vânia Galvão (PT), Andrea Mendonça (DEM) e Marta Rodrigues (PCdoB) se solidarizaram com o profissional, que é considerado um dos mais promissores jornalistas de A Tarde.
"O competente jornalista Aguirre Peixoto tem a minha solidariedade. Foi demitido porque desafiou interesses de construtoras fazendo matérias e denunciando irregularidades ambientais", declarou Marta Rodrigues. Durante a sessão, Andrea Mendonça também declarou estar "muito triste com o que aconteceu com o jornalista Aguirre Peixoto. (Bahia Já)
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Câmara prepara programação para o aniversário de Cachoeira
Em seguida, às 8:30h, terá início no prédio da Câmara, Culto Ecumênico. A programação prosseguirá às 9h30min com a realização da Sessão Solene com a participação da Filarmônica 25 de Junho. Após o encerramento, a programação abre espaço para as atividades culturais com a saída do Cortejo de Arte da frente do prédio da Câmara na Praça da Aclamação com destino à sede da Lyra Ceciliana, onde será encerrado. O Cortejo de Arte contará com as participações das manifestações culturais de Cachoeira, a exemplo dos grupos de samba de roda, capoeira, afoxés e filarmônicas. “A idéia é evidenciar a nossa identidade cultural num desfile coletivo e com a participação dos cachoeiranos”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Cesar Costa Sampaio.
A programação cultural acontecerá também nos dias 18,19,25 e 26 na escadaria do prédio da Câmara com apresentações de grupos de samba de roda da sede e da zona rural de Cachoeira. A programação prevê ainda a realização de uma feira de arte para a comercialização do artesanato produzido pelos artesãos cachoeiranos
Forte sedia encontro internacional de capoeira
Por três décadas o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, localizado no extremo norte da poligonal de tombamento federal do Centro Histórico de Salvador, vem servindo como centro de ação e difusão da capoeira.
A partir de amanhã, dia 9 (fevereiro, 2011), a edificação que é tombada como Bem Cultural da Bahia através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) sedia mais um evento sobre o tema.
Trata-se do Iê dá volta ao mundo: a Capoeira Angola na atualidade que até o domingo, dia 13, promoverá pela manhã e tarde oficinas de movimento, rodas de capoeira e palestras. Autarquia vinculada à secretaria estadual de Cultura (SecultBA), o IPAC também foi responsável pela restauração do forte e administra o prédio, cedendo espaço para o evento.
“O objetivo principal é chamar atenção da comunidade de capoeiristas e simpatizantes sobre os rumos que a capoeira angola vem tomando hoje quando ocorre a globalização da cultura afrobrasileira”, afirma Mestre Moraes, presidente do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (Gcap) que organiza o evento. Doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e com grupo estabelecido no forte há 27 anos, Moraes deve conduzir e mediar as discussões.
Além de ser reconhecida como Patrimônio do Brasil desde 2009 pelo Ministério da Cultura (MinC), e Patrimônio da Bahia pelo IPAC desde 2006, a capoeira é, segundo o MinC, o produto cultural brasileiro mais difundido no mundo. A capoeira é uma expressão cultural de matriz africana, mas que surgiu no Brasil trazendo a mistura de luta, dança, cultura popular e música, a partir da chegada dos escravos africanos e seus descendentes.
As palestras do Iê dá volta ao mundo: a Capoeira Angola na atualidade contemplarão temas diversos como a história do Forte de Santo Antônio enquanto prisão, relatos de viagens a Angola feitas pelo Mestre Cobra Mansa e as subjacências da musicalidade da capoeira, entre outras temáticas. Outras informações através do endereço eletrônico gcap30anos@yahoo.com.br e telefones (71) 3117-1488 e 3117-1492.
Quilombolas recebem trator agrícola

Leia a matéria que provocou a demissão do repórter Aguirre Peixoto de A Tarde
Constam como réus, além de Ildes, o proprietário da NM Construtora, Nicolau Martins, e os quatro representantes da Saraíba: Carlos Suarez, Francisco Bastos, André Duarte Teixeira e Humberto Riella Sobrinho.
A denúncia do MPF foi feita em 29 de novembro e baseia-se em investigação realizada pela Polícia Federal. Esta constatou que a construção do Tecnovia, como foi batizado o Parque Tecnológico, devastou vegetação em área de preservação permanente (APP) e espécies típicas da Mata Atlântica, o que é enquadrado como crime pela lei 9.605 (que trata de infrações ambientais).
Licenciamento - O processo ainda diz que a supressão de vegetação desobedeceu aos trâmites de licenciamento ambiental. A obra possuía um alvará, emitido em junho de 2008 pela então Superintendência de Parques e Jardins (ligada na época à Prefeitura de Salvador), que necessitava de uma autorização posterior do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para sua efetivação.
A derrubada da vegetação, no entanto, teria começado antes desse aval do IMA, segundo a denúncia. O próprio IMA já havia constatado essa irregularidade, o que gerou uma multa de R$ 40 mil paga pela Secti. A lei de crimes ambientais prevê detenção de um a três anos pelas irregularidades denunciadas, além da aplicação de multa.
A 17ª Vara Criminal da Justiça Federal, onde foi protocolada a denúncia, ainda não notificou os réus. Mesmo assim, procurados pela reportagem, eles afirmaram que a supressão de vegetação só começou após os processos de licenciamentos adequados.
MATÉRIA PUBLICADA NO A TARDE NO DIA 2 DE DEZEMBRO DE 2010".(DIRETO DA FONTE)
Nota do Sinjorba
Bahia (SINJORBA) protesta veementemente conta a demissão de Aguirre
Peixoto, que, já é alvo de ações judiciais, criminais e cíveis, por
sua coragem em denunciar erros e atentados contra o meio ambiente na
cidade de Salvador em reportagens publicada sobre a construção do
Centro Tecnológico do Governo do Estado, na Avenida Luis Viana Neto
(Paralela), numa forma de punição por enfrentar forças tão poderosas.
Agora vem o golpe final, desferido justamente pelo Jornal A TARDE, a
empresa a que inicialmente autorizou a publicação do material e que
deveria protegê-lo de todas as formas para que não maculasse sua
história quase centenária, como representante dos interesses da
sociedade baiana.
Fazer jornalismo é uma opção muito difícil na vida de qualquer pessoa,
apesar de todo o glamour que cerca nossa profissão. É preciso ter uma
paixão incrível pela vida, pelos indivíduos e principalmente pela
verdade. E nem sempre a retorno é agradável e positivo, fazendo com
que muitos desistam.
Nos últimos anos a redação de A TARDE vem sofrendo todo tipo de
pressão interna, como o objetivo de adequar a reportagem a interesses
comerciais e de marketing. Nada poderia estar mais distante do que
fazer o bom jornalismo, onde precisamos nos colocar ao lado dos reais
interesses da sociedade. Nessa batalha vimos muitos bons colegas serem
retirados sob os mais variados argumentos. Mas, para a surpresa dos
encarregados de comandar essa operação de aviltamento e acovardamento
dos jornalistas, a cada nova leva de jovens contratados, difícil é não
encontrar quem não tenha em si o gérmen da busca constante pelo que é
certo e pelo que atenda ao real interesse da sociedade.
Agora, retiram da redação um desses novos colegas, numa demonstração é
preciso cortar rebentos cada vez mais novos, contaminados pelo bom
fazer jornalístico que inclui as palavras ética, coragem,
profissionalismo. Ninguém abraça essa profissão para ter uma vida
normal, mas sim para fazer a diferença num mundo onde o individualismo
pesa, mas onde nunca foi tanto necessário combater as pressões
comerciais e publicitárias que tentam modificar nosso jeito de viver,
sem pesar as consequências para nosso futuro próximo.
Nosso colega Aguirre Peixoto está passando pela prova de fogo que
todos nós jornalistas, passamos em algum momento de nossas vidas e sai
vitorioso, preparado para as novas batalhas, que, como profissional
competente que vem se mostrando, buscará a cada momento de sua
trajetória profissional que está apenas começando.
Salvador, 08/02/2011.
Carta aberta da Redação do Jornal A Tarde
também para A TARDE e, principalmente, para o jornalismo da Bahia. Um
dia em que A TARDE, um jornal quase centenário e que já foi o maior do
Norte e Nordeste e que tinha o singelo slogan “Saiu n´A TARDE é
verdade” se curvou. Cedeu a pressões econômicas difusas e demitiu um
profissional exemplar.
Aguirre Peixoto teve a cabeça entregue em uma bandeja de prata a
empresas do mercado imobiliário em uma tentativa de
atração/reaproximação com anunciantes deste setor. Tentativa esta que
pode dar certo ou não. Uma medida justificada por um suposto “erro
grosseiro” não reconhecido pela Diretoria de Jornalismo, pelo
Editor-Executivo, pelo Editor-Chefe, por secretários de Redação,
Editor Coordenador ou editores de Política.
Uma medida, enfim, que só pode ser entendida como uma demonstração de
força excessiva, intimidatória à autoridade da Direção de Jornalismo,
à Coordenação de Brasil e à Editoria de Política. Uma demonstração de
força desproporcional, porque forte não é aquele que age com força
contra algo ou alguém mais fraco. Forte seria enfrentar, como o
jornalismo de A TARDE estava enfrentando, empresários que iludidos
pela promessa do lucro fácil e rápido põem em risco recursos
financeiros de consumidores, o meio ambiente da cidade e que aviltam,
desta forma, toda a cidadania soteropolitana.
Aguirre era o elo mais fraco da corrente. Acima dele havia editores,
coordenador, secretários de redação, editor-executivo, editor-chefe,
diretor de Jornalismo. Todos, em alguma medida, aprovaram a pauta,
orientaram o trabalho de reportagem e autorizaram a publicação da
reportagem. Isso foi feito sem irresponsabilidades, pois não foi
constatado nenhum erro, muito menos um “erro grosseiro”. Se algum erro
foi cometido, o erro foi o da prática do jornalismo, uma atividade
cada vez mais subversiva em época em que propositadamente se misturam
alhos e bugalhos para confundir, iludir, manipular a opinião publica,
a sociedade, a cidadania. É de se estranhar que uma empresa que se
coloca como defensora da cidadania aja de tão vil maneira contra um de
seus melhores profissionais.
Recapitulando, Aguirre foi pautado para dar sequência às reportagens
que fazia sobre a Tecnovia (antigo Parque Tecnológico). O fato novo
era uma liminar concedida pela 10ª Vara Federal em que cassava multa
aplicada ao empreendimento pelo Ibama. Era essa a pauta. No dia
seguinte, a Tribuna da Bahia publicou matéria em que dizia que a
liminar (decisão que pode ser revista) acabava com o processo criminal
contra o empreendimento, que envolve Governo do Estado e duas
poderosas construtoras. A matéria de A TARDE – dentro do padrão de
qualidade que um dia fez deste um jornal de referência – ouviu o MPF e
mostrou que se tratavam de dois processos distintos. O da multa, que
foi cassada liminarmente e que o MPF afirmava que recorreria da
decisão; e o criminal, que continuava em tramitação normal. A matéria
de A TARDE estava tão certa que o MPF, posteriormente, publicou nota
oficial na qual desmentia o teor da reportagem da Tribuna da Bahia
(jornal que serve a interesses não republicanos, para dizer o mínimo).
Essa foi a razão suficiente para o repórter ter a cabeça entregue como
prêmio a possíveis anunciantes.
O interesse público? A defesa da cidadania? O histórico ético, de
manchetes exclusivas, de boas e importantes reportagens? Nada disso
importou a A TARDE. Importou a satisfação a um grupo de empresários, a
uma, duas ou três fontes insatisfeitas. Voltamos a tempos medievais,
quando fontes e órgãos insatisfeitos mandavam em A TARDE, colocavam e
derrubavam profissionais. Tempo em que o jornalismo era mínimo.
“Jornalismo é oposição. O resto é balcão de secos e molhados”. Essa é
uma famosa frase de Millor Fernandes. Dispensado o radicalismo dela, é
de se ter em mente que Jornalismo é uma atividade que incomoda.
Defender o conjunto da sociedade, seu lado mais fraco, incomoda. É
preciso que a Direção de A TARDE entenda que a sustentabilidade do
negócio jornal depende do seu grau de alinhamento com a sociedade
civil (organizada e, principalmente, desorganizada). A força de um
veículo de comunicação não está nos números de circulação ou de de
anunciantes, mas nas batalhas travadas em prol dos direitos coletivos
e individuais diariamente aviltados pelo bruto e burro poder
econômico.
Credibilidade é um valor que se conquista um pouco a cada dia e que se
perde em segundos. E, graças a ações como esta, a credibilidade de A
TARDE escorre pelo ralo a incrível velocidade, assim como sua
liderança, assim como seus anunciantes. Sem jornalismo, o jornal
(qualquer jornal) pode sobreviver alguns anos de anúncios amigos. Mas
com jornalismo, um jornal sobrevive à história.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Programação do aniversário de Cachoeira, a Festa do 13 de Março
NOS DIAS 12 E 13 DE MARÇO
Sábado, dia 12
21h – JAHN BLACK
23h - PABLO
01h - JAU
03h - AGITA SAMBA
DOMINGO, DIA 13 de MARÇO
DIA DO ANIVERSÁRIO DE CACHOEIRA, A FESTA COMEÇA ÀS
14h COM O SAMBA DA ESMOLA CANTADA
16h – SAMBA DE RODA FILHOS DO CAQUENDE
18h - SAMBA DE RODA DA SUERDICK (D. DALVA)
20h - AXÉ MAIS
E PARA ENCERRAR COM MUITA ANIMAÇÃO, A BANDA PARANGOLÉ A PARTIR DAS 22H
O evento é uma realização da prefeitura municipal,através da Secretaria de Cultura e Turismo do município.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Para quem curte o axé
Fory recebe amigos na festa de Yemanjá

Exposição mostra festa de Yemanjá

Prefeito de Cachoeira inaugura creche no bairro do Tororó

Arte na rede

A artista plástica Dina Garcia está divulgando os seus trabalhos na internet. Para confeirir dê uma espiadinha: ateliedinagarcia.blogspot.com
Foto da obra "Mulheres Unidas"
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Bahiatursa procura fornecedor de mão de obra
Empresas interessadas em executar o serviço de guias e monitores do Carnaval 2011 de Salvador já podem conferir o edital da licitaçãoque será promovida pela Bahiatursa. O documento pode ser baixado por meio do site Comprasnet, mas também pode ser obtido no setor de licitações da Bahiatursa, localizado no Centro de Convenções da Bahia. A abertura das propostas acontecerá no dia 28/1. No ano passado, 70 guias, 330 monitores e 70 supervisorestrabalharam auxiliando turistas e foliões nos quatro circuitos da festa e nos principais pontos de entrada da capital baiana. Segundo dados da Bahiatursa, foram realizados 12.587 atendimentos.)Fonte: Gente&Mercado)
Mestrado e doutorado em educação e contemporaneidade oferecem 270 vagas para aluno especial
Os candidatos devem apresentar ficha de inscrição, comprovante de pagamento da taxa (R$ 60) e demais documentos exigidos em edital na secretaria do programa, localizada no Campus I da UNEB, em Salvador, das 8h às12h ou das 14h às 17h. Há ainda a opção de enviar os documentos autenticados pelos Correios (via Sedex).
A ficha de inscrição vai estar disponível no site www.ppgeduc.uneb.br a partir do dia 3 de fevereiro. O resultado da seleção vai ser divulgado a partir do dia 25 de fevereiro. A matrícula acontece nos dias 14 e 15 de março.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Paulo Bernardo diz ao FNDC que revisão do marco regulatório prosseguirá
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assegurou a representantes do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em audiência realizada no dia 27 de janeiro, que dará continuidade ao debate sobre o marco regulatório das comunicações no Brasil. Ele informou que o anteprojeto sobre o tema, que vem sendo elaborado por uma equipe interministerial desde meados do ano passado, ainda não está pronto. Nova audiência do ministro com movimentos sociais foi proposta para a segunda quinzena de fevereiro. Representaram o FNDC na audiência o presidente da FENAJ, Celso Schröder (também coordenador-geral do Fórum), a conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Roseli Goffman e a secretária de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosane Bertotti. Na reunião, foram debatidas questões referentes à 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), como a revisão do marco regulatório das Comunicações e a instalação do Conselho Nacional de Comunicação. “O ministro não se mostrou refratário às resoluções da Confecom nem a questões como o marco regulatório das comunicações e à delimitação da propriedade cruzada no setor”, conta Celso Schröder. Para o coordenador do FNDC, as versões que têm circulado em veículos de comunicação nas últimas semanas sobre a intenção de Paulo Bernardo de sepultar as resoluções da Confecom e a regulamentação das comunicações e da propriedade cruzada refletem mais uma “manifestação de desejo” dos barões da mídia do que um posicionamento do ministro. “Ao menos na audiência da qual participamos nada disso se confirmou”, avaliou. Segundo Schröder, os representantes do FNDC expressaram ao ministro o desejo de que, além de dar continuidade ao debate iniciado no governo Lula, o governo da presidente Dilma Rousseff evolua na implementação das resoluções da 1ª Confecom. Ele revela que “foi nesta perspectiva que ficou pré-agendado um encontro mais amplo do ministro com representantes de movimentos sociais para a segunda quinzena de fevereiro”.(Fonte: Boletim da FENAJ) |
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Domingo é dia de festa para Yemanjá
Depois da festa para Yemanjá em Salvador, no próximo domingo, dia 6, será a vez povo de santo de Cachoeira, reverenciar à Deusa das Águas. A festa da cidade histórica do Recôncavo baiano, distante 110km de Salvador, é a maior manifestação de fé para Yemanjá que acontece no interior. São mais de cinquenta terreiros de candomblé e centros umbandistas de Cachoeira e de cidades vizinhas reunidos num ritual coletivo de religiões de matrizes africanas ao ar livre.
A festa tem o caráter devocional, mas também, serve para promover a mobilização do povo negro do Recôncavo baiano em defesa da preservação identitária de suas raízes religiosas e culturais. De acordo com organizadores do evento, a festa de Yemanjá de Cachoeira, representa uma grande celebração de afrodescentes que cultuam as divindades ancestrais.
Repletas de simbolismos, as homenagens à rainha das Águas, ocorrem nas margens do Rio Paraguaçu, precisamente no Porto de Cachoeira, local onde desembarcaram, até o final da escravidão no Brasil, milhares homens e mulheres das mais diversas regiões do continente africano para trabalhar como escravos nas plantações de cana de açúcar dos engenhos do Recôncavo e de outras regiões.
A festa mantém o caráter ritualístico religioso, destacando-se pela integração de terreiros de diversas nações para a entrega coletiva de balaios com presentes para o orixá Yemanjá. No mesmo ritual, os devotos também depositam presentes no rio para homenagear outras entidades do panteão africano, que, conforme, os adeptos do culto afro, habitam as águas. A manifestação é uma tradição de mais de meio século, iniciada por antigos líderes espirituais de religiões de matrizes africana. A organização do evento é da ACYO(Associação Cultural Yemanjá Ogunté), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Cachoeira, Governo do Estado, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
A programação da festa consta da realização da cerimônia do xirê com cânticos e toques sagrados dos atabaques para os orixás, a partir das 15h, na área do Palco Oficial da Feira do Porto. A saída do cortejo com direção ao Rio Paraguaçu, onde os presentes serão depositados no local conhecido como Pedra da Baleia, está prevista para às 17h. Após a entrega dos presentes haverá shows com os sambas de roda Filhos do Caquende e Esmola Cantada. Consta, ainda, da programação, representação artistica da Puxada de Rede, com artistas populares da cidade de São Félix , e show de encerramento com o grupo musical Gêge Nagô.